Cultura

Mais uma edição do "Patrimônio É..." acontece em Salvador

evento acontece na próxima terça (23)
Fundação Gregório de Mattos , Salvador | 19/10/2018 às 10:45
"Patrimônio É..."
Foto: Tacun Lecy

Em 2016, a Unesco concedeu a Salvador o título de Cidade da Música e isso foi muito mais do que um título, foi um reconhecimento da potência cultural e plural que a capital baiana tem e é: uma cidade cheia de cultura, um patrimônio mundial da diversidade.

Pensando nisso, na próxima terça (23), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, acontece mais uma edição do Patrimônio É... com o tema Salvador: Cidade da Música. A roda de conversa vai contar com a participação de representantes de importante representatividade dessa arte tão vasta e rica, como o maestro, contrabaixistacompositor e arranjador, Luciano Calazans, a cantora, que canta as matrizes do samba através da própria arte, compositora, historiadora e mestre em cultura e sociedade, Juliana Ribeiro e o professor e músico, que passou a conjugar literatura, leitura dramática e música ao seu cotidiano profissional, Carlos Barros. A mediação fica por conta de Soraya Pessino, Assessora Internacional da Prefeitura de Salvador.

 

Patrimônio É...


Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É... 2018.

 

Salvador Memória Viva


O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo divulgação e recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e o estabelecimento de rodas de conversas mensais com a sociedade, com temas atinentes a essas questões. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

 

SERVIÇO

 

O que: Patrimônio É... Salvador: Cidade da Música. A roda de conversa vai contar com a participação de representantes com importante representatividade dessa arte tão vasta e rica, como o maestro, contrabaixistacompositor e arranjador, Luciano Calazans, a cantora, que canta as matrizes do samba através da própria arte, compositora, historiadora e mestre em cultura e sociedade, Juliana Ribeiro e o professor e músico, que passou a conjugar literatura, leitura dramática e música ao seu cotidiano profissional, Carlos Barros. A mediação fica por conta de Soraya Pessino, Assessora Internacional da Prefeitura de Salvador.

 

Quando: 23/10, às 18h

 

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

 

GRATUITO