Cultura

MODATIVISTA Carol Barreto em residência artística nos ESTADOS UNIDOS

Apresentações, no William and Mary University, uma universidade localizada na cidade de Williamsburg, Virgínia (EUA).
Doris Pinheiro , da redação em Salvador | 17/10/2018 às 09:26
cAROL bARRETO
Foto:


A modativista Carol Barreto, a compositora Laila Rosa a jornalista Mira Silva, foram convidadas para uma residência acadêmica e artística, de 22 de outubro a 2 de novembro, que incluirá uma série de palestras, workshops e apresentações, no William and Mary University, uma universidade localizada na cidade de Williamsburg, Virgínia (EUA).

O ponto culminante da visita das três artistas será o trabalho com estudantes de graduação em Estudos Latino-Americanos, Teatro e Música na produção da Performance ‘Coleção Asè’. Este evento e suas palestras associadas são de grande valor para a universidade, tanto para o corpo docente e os alunos, dadas as experiências dos convidados com a política da arte performance, principalmente em relação ao debate sobre feminismo e anti-racismo.

Dentre as atividades da residência artística está mais uma viagem a Nova York com o objetivo de produção de conteúdo para a finalização do documentário Coleção Asè. No ano passado Carol Barreto realizou em NY um Artist Talk sobre o processo criativo da Coleção Asè sob a perspectiva do Fashion Activism com a parceria de Laila Rosa que fez a produção da trilha sonora. Agora Mira Silva participará das atividades de pesquisa e produção de conteúdo, com a gravação de entrevistas com mulheres negras ativistas no campo da moda e da arte, para a finalização do documentário Coleção Asè.

Sobre a coleção: “A coleção Asè nasceu com inspiração nas marcas da afrobrasilidade, sob o impacto do retorno de uma mulher negra baiana à Angola, terra de onde saíram nossos ancestrais, reverenciando nossa história de negritude no Brasil. O ponto de partida é o imaginário alimentado durante décadas, por meio da oralidade, de rituais religiosos e culturais, por africanos escravizados no Brasil, de volta à nossa terra original. ”

As atividades para elaboração do documentário versam sobre os temas: Gênero, Moda e Ativismo Anti-Racista. Debatendo o conceito de arte sob a perspectiva do racismo a designer compartilhou todo o processo de elaboração conceitual com as 50 pessoas envolvidas no projeto e contou com a participação das artistas colaboradoras que compõem a equipe para continuidade:

Laila Rosa e Luana Amaral -e agora integra-se à equipe a jornalista Mira Silva -, trabalhando em parceria para produzir o conteúdo internacional para finalização do documentário Coleção Asè em mais uma etapa internacional do documentário ‘Coleção Asè’, para construir um diálogo com mulheres negras afro-diaspóricas que atuam no campo do ativismo político e que têm as artes como forma de expressão de suas lutas e numa atividade educativa de laboratório criativo experimentar por meio de atividades musicais e de criação estética envolvendo vestuário e moda, um debate sobre a importância da relação entre moda e ativismo político antirracista e feminista.

A residência é apoiada com fundos da William and Departamento de Música de Mary em conjunto com Africana Studies, o College of the Liberal Arts, e o Programa em Estudos Latino-Americanos.


Carol Barreto

Designer de Moda Autoral

Professora Adjunta do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade - FFCH - UFBA

Doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação 

em Cultura e Sociedade - PosCultura - IHAC - UFBA

Colunista Revista RAÇA