Cultura

Centenário de Ingmar Bergman é comemorado com mostra em Salvador

A mostra reúne longas-metragens realizados em diferentes momentos da carreira de Bergman
Ascom Cultura , Salvador | 17/10/2018 às 10:49
Morangos Silvestres
Foto: div

O centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007) será comemorado no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, com a exibição de cinco títulos da sua filmografia. A mostra reúne longas-metragens realizados em diferentes momentos da carreira de Bergman, que estreou como diretor em 1945 e se manteve ativo por quase seis décadas, dirigindo um total de 47 filmes.

 

Premiado no Festival de Berlim, Morangos Silvestres (1957) é uma das obras mais conhecidas e celebradas do cineasta. A trama acompanha um professor de medicina se deparando com a culpa e o medo da morte durante uma viagem para receber um prêmio pelos seus 50 anos de carreira.

 

Também lançado em 57, O Sétimo Selo aprofunda os questionamentos sobre vida e finitude, em dúvida sobre a existência de Deus, o cavaleiro vivido por Max Von Sydow desafia a Morte para uma partida de xadrez.

 

Primeiro filme do diretor com a atriz norueguesa Liv Ullmann, com quem viveu por cinco anos, Persona (1966) mostra uma atriz que perde a fala durante uma apresentação teatral. Seguindo orientações médicas, ela se isola em uma ilha sob os cuidados da enfermeira Alma, o que dá início a uma relação com intimidade crescente, estabelecendo trocas de identidade.

 

Liv também atua nos dois filmes que completam a mostra, Gritos e Susssuros (1972) e Sonata de Outono (1978), ambos marcados pelas tensões das relações familiares. No primeiro, sua personagem recorda um passado de traições e ressentimentos, enquanto cuida de uma irmã doente. No segundo, o rancor marca a relação de uma pianista famosa com sua filha tímida e deprimida.

 

 

O XIV Panorama, que acontece de 11 a 21 de novembro em Salvador e Cachoeira, é uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; e conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.