Cultura

Estudantes celebram Semana da Inclusão com atividades artísticas

Eventos seguem até esta terça (25)
Ascom Educação , Salvador | 24/09/2018 às 17:17
Semana da Inclusão no Colegio Satelite
Foto: Claudionor Jr

Os estudantes regulares e especiais do Colégio Estadual Satélite, localizado no bairro de Piatã, em Salvador, estão celebrando a Semana da Inclusão com atividades artísticas e culturais, envolvendo familiares e toda a comunidade escolar. O evento, iniciado na última sexta-feira (21), dentro do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, segue até esta terça (25), quando os estudantes participarão do show de talentos e apresentações de dança, teatro, pintura coletiva, recital de poemas e exposições de pinturas e desenhos.

 

Nesta segunda feira (24), a programação foi iniciada com uma apresentação do coral ‘Vivendo a inclusão’, que é formado por estudantes especiais. Logo em seguida, todos puderam participar da oficina de decoração com legumes e frutas e da ‘Sala de Sensações’, quando estudantes regulares e pais puderam vivenciar um pouco da realidade de uma pessoa cega. De olhos vendados, com o toque das mãos e dos pés descalços, os participantes sentiram, através do tato, diferentes texturas e formatos de objetos, além da percepção de sons no ambiente montado na sala multifuncional.

 

A professora Ana Maria Oliveira falou da importância da experiência sinestésica. “A finalidade foi sensibilizar a comunidade para a realidade que é vivenciada pela pessoa com deficiência visual, pois a organização sensorial deles é diferente das pessoas que enxergam. Desta forma, podem ajudar na inclusão do cego ao se colocarem no lugar do outro”, explicou a educadora.

 

Jucy Ferreira, mãe de Paloma Ferreira, 20, do 2° ano, possui baixa visão e falou sobre a experiência. “Através desta atividade, eu pude me colocar no lugar dela e sentir um pouco de como minha filha percebe o mundo ao seu redor”, afirmou. A iniciativa também foi comentada por Paloma. “Foi uma sensação diferente para a minha mãe tocar nos objetos sem poder enxergar e, com isso, sentir um pouco do que eu sinto no dia a dia”, disse a estudante, que também participou do coral.

 

Para a estudante regular Ana Clara Xavier, 11, do 6°, a convivência com os demais alunos especiais é muito acolhedora. “Gosto e respeito muito eles. São pessoas carinhosos e que estão aqui para aprender junto com a gente. Eu procuro sempre ajudar quando percebo que eles estão com dificuldades ou dúvidas”, revelou.

 

Segundo a diretora Adrina Mendes, a Semana da Inclusão é muito importante. “É um evento que fazemos há mais de cinco anos para promover uma maior integração entre os estudantes, professores, funcionários e familiares. É um momento de celebrar dentro da escola a diversidade e as diferenças, ressaltando a importância de incluir o outro”, destacou.