Cultura

Evento debate inclusão de surdos nos espaços dos museus em Salvador

Evento ocorre na sexta-feira (21), às 16h
Secom Salvador , Salvador | 20/09/2018 às 10:55
Espaço Carybé das Artes - Forte de São Diego
Foto: Jefferson Peixoto

Proporcionar uma reflexão sobre como os museus estão preparados para receber e inserir surdos na visitação dos locais é a proposta da palestra gratuita “Relatos de vivências com mediação cultural para surdos”, que ocorre na sexta-feira (21), às 16h, no Espaço Carybé de Artes, localizado no Forte São Diogo, na Barra. A palestra integra a programação especial do espaço dentro do Festival da Primavera 2018, promovido pela Prefeitura.

 

O evento será ministrado pelo pedagogo, arte-educador e mediador cultural Lucas Alves, que traz no currículo atuação em espaços como a Caixa Cultural. Atualmente, ele desenvolve um trabalho voluntário na Casa Libra Mais, voltado aos surdos e ouvintes que dominam libras. São realizadas na estrutura oficinas como estamparia voltada para moda, além de um grupo de pesquisa em fotografia.

 

Segundo Alves, a ideia é propor um bate papo que estimule a sensibilização das pessoas a respeito do tema, e a iniciativa do espaço em facilitar esse diálogo permite essa reflexão. “A palestra aborda minhas experiências com trabalho em museus, no sentido de fortalecer o entendimento e pertencimento dos surdos nos espaços culturais. Em muitos casos, o público encontra barreiras nos em função da dificuldade de comunicação, o que coloca o público em uma certa zona de exclusão”, detalhou o arte educador.

 

Para participar da atividade é preciso realizar inscrição no local do evento, a partir das 14h. O espaço não funciona às terças-feiras e é aberto gratuitamente ao público às quartas-feiras. Nos outros dias da semana, é possível conhecer o espaço Carybé das Artes pelo valor de R$20 (inteira), que também serve como entrada para o Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria. Durante os outros dias do Festival da Primavera, o Espaço Carybé de Artes exibirá projeções mapeadas na fachada do Forte de São Diogo, sempre das 18h às 19h.