Cultura

Colégio Estadual Luis Viana terá programação especial

Programação especial acontece durante a virada educacional transformaê
Ascom Educaçãoção , Salvador | 20/09/2018 às 17:25
50 Anos do Colegio Luiz Viana
Foto: div

Localizado no bairro de Brotas, o Colégio Estadual Luís Viana terá uma programação diversificada no Transformaê, a virada educacional da Bahia, que acontece nos colégios da rede estadual nesta sexta-feira (21). Destaque para a apresentação dos estudantes que fazem parte das oficinas do grupo musical Pracatum, do mágico Dragon, de apresentações de dança e poesia, além da peça Avenida Brasil, do grupo teatral Cênicos, formado por ex-alunos do colégio.

 

A programação das atividades do colégio foi montada com a contribuição do projeto Escolas Culturais, que está sendo implantado na unidade e que já conta com um coordenador cultural.  Dentre as atividades já realizadas no âmbito do Escolas Culturais, destaque para um sarau de poesia e bate papo literário.

 

A escola é uma das mais tradicionais da Bahia, com 50 anos em funcionamento e que hoje atende mais de 1200 alunos do Ensino Médio regular e da Educação Profissional e Tecnológica, além da Educação de Jovens e Adultos, nos três turnos. A novidade para o próximo ano é que o Luís Viana passará a ofertar novos cursos da Educação Profissional e Tecnológica, na área de Arte e Cultura, a partir do novo perfil de oferta proposto pela Secretaria da Educação.

 

A unidade escolar também receberá uma reforma geral das instalações, incluindo um Ginásio de Esportes e áreas de entretenimento e lazer. “Nossa proposta é transformar o Luis Viana num Complexo de Ensino Cultural e Esportivo de referência em nossa cidade, para que o desporto escolar possa vocacionar o público estudantil, seja na formação de atletas para o alto rendimento, seja para a prática da educação esportiva como formadora do sujeito integral”, destaca o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello.

 

Além disso, o colégio vai receber o projeto e-Nova Educação, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Google, funcionando a partir do uso de Chromebooks conectados à internet Banda Larga, para acesso a conteúdos interativos. O projeto inclui, ainda, a formação de professores pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Paramitas, por meio do curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, que beneficia mais de 23 mil professores e coordenadores pedagógicos do Estado, para a efetiva utilização das tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao contexto escolar e ao processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, com ganhos de até 14% nos vencimentos destes educadores.