Cultura

João Carlos Salles toma posse em Brasília como reitor da UFBa até 2022

UFBA sem renovação
Da Redação , Salvador | 18/08/2018 às 13:57
João Carlos Salles
Foto:



O professor e filósofo João Carlos Salles tomará posse nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, em Brasília, como reitor da Universidade Federal da Bahia pelo quadriênio 2018-2022. A cerimônia contará com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares. A recondução de Salles ao cargo de reitor da UFBA foi divulgada no Oficial da União da ultima terça-feira (14 de agosto), em decreto assinado pelo presidente Michel Temer.

Graduado e mestre em Filosofia pela UFBA, e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Carlos Salles Pires da Silva é professor do Departamento de Filosofia e já exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA. Em sua trajetória acadêmica, organizou e publicou 25 livros, entre os quais A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016) e A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017).

Salles também é membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Foi, por dois mandatos, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e preside, desde 2013, a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF). Atualmente, é 1° vice-presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com mandato de um ano.