Cultura

LUTO NA MÚSICA: Aretha Franklin, rainha do soul, morre aos 76 anos

Cantora americana ficou famosa por sucessos como 'Respect' e '(You Make Me Feel Like) A Natural Woman'. Ela foi diagnosticada com câncer em 2010.
Da Redação , Salvador | 16/08/2018 às 11:30
Sofria de câncer de pâncreas
Foto:
Aretha Franklin, filha de um pastor evangélico cuja voz poderosa a transformou na "Rainha do Soul", com canções de sucesso como Respect e Chain od Fools, morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos, informou a Associated Press.

A cantora, ganhadora de 18 Grammys e com 25 discos de ouro na carreira, morreu em sua casa em Detroit, disse a AP, citando um representante da cantora.

“Em um dos piores momentos das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras certas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos nossa matriarca e a sustentação da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos e primos não tinha limites", disse a família da cantora por meio de comunicado.

"Estamos emocionados com todo o amor e apoio que recebemos de amigos e fãs. Obrigado pela compaixão e orações. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe conforto para entender que o legado dela vai permanecer. Em nosso luto, pedimos respeito e privacidade nessa hora difícil". Ainda não há informações sobre funeral.

A história da rainha do soul
Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942.

Ela gravou seus primeiros discos aos 14 anos na igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista.

Começou como estrela gospel adolescente, mas em menos de uma década se tornou um grande nome do R&B americano, o rhythm and blues surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja.

A "rainha do soul" ficou famosa com "Respect" (1967), sua única canção a chegar ao topo da principal parada de sucessos dos Estados Unidos