Cultura

NINGUÉM ESCAPA: Violência carioca faz vítima inusitada: um jabuti!

Jabuti morreu
Nara Franco , RJ | 21/06/2018 às 11:04
Jabuti morreu
Foto:
A violência no Rio de Janeiro não poupa nem os animais de estimação que vivem na cidade. Uma jabuti de 20 anos morreu depois que teve o casco perfurado após ser atingida por uma bala perdida no quintal de casa. O réptil foi levado para fazer uma radiografia, na terça-feira, no Centro de Apoio Diagnóstico Veterinário Veterinário (CAD), na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio.

Segundo a dona do animal, que pediu para não ser identificada, policiais atiraram contra um homem que estava fugindo numa rua do bairro de Higienópolis, na Zona Norte, onde ela mora com a mãe. Com medo dos disparos, ela e a mãe se trancaram dentro de casa. Ainda de acordo com a dona do animal, o suspeito foi baleado no quintal da sua casa e foi levado pelos policiais na viatura. Ao saírem de casa, as duas perceberam que o jabuti foi baleado na ação.

— Corremos para o veterinário, mas a bala era do tipo que estilhaça dentro do corpo e tivemos que sacrificá-la. Tem marca de uns dois tiros no meu quintal, poderia ter pego em nós. O policial quando pediu para abrir o portão não deu informações para nos tranquilizar e nos certificar que estávamos seguras — contou.

De acordo com a veterinária que atendeu a jabuti na terça-feira para realização de um raio-x, o animal estava clinicamente estável, mas precisava de avaliação do veterinário para decidir como proceder. Horas depois do exame, segundo a Vigilância Sanitária do município, o animal morreu numa clínica.

— O jabuti estava clinicamente estável, mas o caso provavelmente é cirúrgico, tem que tirar o fragmento da bala, que é tóxico. A bala atingiu a parte interna da jabuti e provavelmente perfurou o pulmão e pode comprometer a região abdominal. Ela é até jovem, tem 20 anos — contou a veterinária.