sexta-feira, 22 de junho de 2018
Cultura

LOUVORES A SANTO ANTÔNIO tem grande tradição no Capucinhos de Feira

LOUVORES A SANTO ANTÔNIO tem grande tradição no Capucinhos de Feira
da Redação , Salvador | 12/06/2018 às 13:00
Santo Antônio, o milagreiro
Foto:


Nesta semana, em direção aos céus, fogos de artifício e mãos erguidas. Tudo em homenagem a Santo Antônio, também conhecido como Antônio de Lisboa, durante a Festa dos Romeiros, realizada na Igreja dos Capuchinhos. Dona Maria de Lourdes, 70 anos, foi uma dentre os milhares de fieis presentes.

“Sempre participei da procissão. Hoje, com a idade, eu prefiro ficar aqui, mas não deixo de vir”, afirma. Ela conta que sua identificação com Santo Antônio se dá por conta de sua humildade. “Ele é o pai de todos que precisam. De todos aqueles que se reconhecem humildes”. Dona Maria já participou de missa celebrada até mesmo na terra natal de Santo Antônio.

Seus três filhos, todos motoristas, vivem em Lisboa, e após o falecimento de seu marido, ela passou a visitá-los com mais frequência. Estando lá, não pôde deixar de demonstrar sua fé a Antônio de Lisboa. Passa dois anos na capital portuguesa e outros dois em Feira de Santana. Quando ela não está lá, fica tranqüila. Os filhos não poderiam estar mais bem guardados do que na casa de seu protetor. “Deixo eles nas mãos de Deus, Nossa Senhora de Fátima e Dele”, finaliza.

Comemoração faz parte da Trezena de Santo Antônio

A Festa dos Romeiros foi celebrada com a realização de uma missa logo cedo. Em seguida, deu-se início à procissão que percorreu diversas ruas do município, até retornarem à Igreja, para celebração de mais uma missa. No total, três missas foram realizadas no dia. As comemorações estão inseridas na Trezena de Santo Antônio, que encontra seu fim no próximo dia 13 de junho.