Cultura

LAURO: EXPO sobre cultura junina marca retomada do Núcleo de Museu

A iniciativa acontece na data em que se comemoram em todo o Brasil os 200 anos de instalação do primeiro museu no país.
Da Redação , Salvador | 19/05/2018 às 12:07
Cena junina
Foto:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas retoma as atividades do Núcleo de Museu, implantado na cidade durante a primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, que foi desativado de 2013 a 2016. A iniciativa acontece na data em que se comemoram em todo o Brasil os 200 anos de instalação do primeiro museu no país.

De acordo com o professor e historiador Gildásio Freitas, a exposição “Manifestações Culturais Juninas da cidade” abre este novo ciclo de mostras voltadas para a cultura e momentos especiais de Lauro de Freitas. “A intenção é levantar a memória do município e esse período junino veio a calhar já que temos tantas ricas manifestações culturais”, explicou.

Por meio de fotos dos grupos tradicionais que desfilam na cidade para comemorar o São João - como Arrasta Jegue, Chapéu e Gravata e Nego Fujão - e de manifestações típicas como o samba junino e as sambadeiras do Quingoma, os visitantes poderão revisitar a arquitetura antiga de Lauro de Freitas, relembrar personalidades e matar a saudade dos velhos tempos. “O Arrasta Jegue, por exemplo, fez e faz a alegria de muitas famílias da cidade; é um dos mais antigos”, frisou o professor. 

O público poderá visitar a exposição a partir desta segunda-feira (21), das 8h às 14h. As fotos ficarão fixadas em telas no Terminal Turístico Mãe Mirinha em Portão até sábado (02/07). A entrada é franca.