Cultura

MERCADO no Vietnã vende carne de gatos que segundo tradição evita azar

Informação do The Sun
Da Redação , Salvador | 15/03/2018 às 17:41
Cats, chamados de pequenos tigres, são muito apreciados no inicio do mês
Foto: Caters News
As imagens de HEARTBREAKING mostram um mercado de carne de gato no Vietnã, onde animais de estimação indefesos são espremidos em "gaiolas de morte" para serem descascados, massacrados e fervidos.

Um salvador de gato local, que queria ser nomeado apenas como Quyen, levou o vídeo na cidade de Ho Chi Minh no mês passado em busca de conscientização sobre o comércio cruel.

Conhecido como "tigre pequeno", a carne de gato é considerada afortunada e fonte de força e agilidade de felinos no país do Sudeste Asiático.

Segundo The Sun, alguns dos gatos estão usando coleiras, sugerindo que poderiam ter sido arrebatados de casas amorosas antes de aguardar o destino de serem mortas, cozidas e vendidas.

Uma das imagens mostra os trágicos animais que se afogam em uma gaiola que está submersa em água.

O australiano Michele Brown, CEO da Fight Dog Meat, já lançou as fotos chocantes em uma tentativa de aumentar a conscientização sobre o pouco conhecido comércio de carne de gato.

Os 60 anos, da Gold Coast, Queensland, disseram: "Os gatos são as vítimas esquecidas do comércio de carne de cachorro.

"Recentemente, a carne de cachorro chamou muita atenção, mas os gatos quase não conseguem.

"Isso me frustrou, então eu decidi capturar um dos mercados de rua.

"A tradição está envolvida na superstição. A carne é comida no início de cada mês para evitar a má sorte, aumentar a libido e até ganhar a agilidade do gato.

"Mas é uma situação terrível. Os açougueiros querem carne dura para que eles aterrorizem os gatos com a crença de que os inundará com adrenalina.

"Os gatos são sensíveis ao espaço, então eles os jogam todos nas gaiolas da morte e matá-los lá fora, depois colocam as carcaças no topo.

"Alguns desses gatos são animais de estimação de casa tirados das ruas por arrancadores, você pode ouvir o quão aterrorizados estão".
A carne de gato é considerada uma iguaria no Vietnã, e os restaurantes de especialidades que a servem estão crescendo, com pratos entre £ 43 e £ 57.

Os relatórios sugerem que o Vietnã proibiu os restaurantes de gatos em 1997 durante uma praga de ratos, mas Michele disse que, apesar disso, a indústria prosperou acima da lei para se tornar a maior per capita do mundo.

Michele pintou uma imagem arrepiante da indústria, que ela disse ter sido condenada por grupos de bem-estar animal.

Ela afirmou que a carne do "tigre pequeno" é tão popular, muitos dos gatos são contrabandeados em caminhões bem empacotados da vizinha China e Laos para abastecer a demanda.

Mas há riscos para a saúde envolvidos com o consumo de carne, o que ela disse às vezes é proveniente de gatos vadios.