Cultura

Biografia histórica de uma pianista de Salvador é retratada no cinema

Curta documentário conta a história de vida de Celice Silveira – pianista e professora de piano octogenária ainda atuante na cidade, com apoio do Fundo de Cultura
Secult ,  Salvador | 15/01/2018 às 12:07
Celice
Foto: Secult

O desafio de compreender uma vida é infinito. A biografia em curta metragem Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista busca contar a trajetória de uma vida a partir das conexões entre duas esferas – a coletiva e a individual – e da articulação entre ambas. O que se propõe apresentar em linguagem cinematográfica é o que se consagrou como uma biografia histórica. Financiada por recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através de edital Culturas Populares coordenado pelo CCPI/SecultBA, a obra será lançada na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Central dos Barris, no sábado (20), às 17h.

Salvador do século XX - O roteiro aborda não somente aspectos da grande história do estado e do país entre os anos 1930 e 1980, mas também os desafios e estratégias de uma família de cor no pós-abolição na Bahia, elementos do cotidiano de Salvador, questões sobre o ensino de música na cidade a partir da criação do Instituto de Música da Bahia, a vida da classe média operária após a descoberta do petróleo no Recôncavo Baiano, e a musicalidade e poesia do bairro de Itapuã, tudo isso a partir da biografia de Celice Silveira, 87 anos, pianista desde os 6 anos e professora de piano desde os 20.

Nascida em 1930 no centro antigo de Salvador, poucas décadas após a abolição da escravatura no Brasil, em uma Bahia republicana ainda com traços imperiais, filha de uma família negra e próspera, Celice estudou piano desde a infância e foi aluna do Instituto de Música da Bahia, a segunda instituição oficial de ensino de música no Brasil. A sua trajetória como pianista e professora de música se confunde com a história de Salvador do século XX.

Em tom narrativo, a trama é contada em primeira pessoa pela filha da pianista, a diretora e historiadora Wayra Silveira, em 5 mini-capítulos, e a cronologia dos fatos está colocada a serviço das questões que perpassam a obra: Como uma família negro-mestiça de Salvador do início do século XX produziu uma pianista? De que forma o trabalho desconhecido de Celice popularizou o piano em bairros desta cidade?

Os anônimos da história - Esta biografia não é apenas a história de vida de uma musicista soteropolitana octogenária, mas um olhar para uma cidade e uma época, a personagem principal representando uma espécie de receptáculo de pensamentos e movimentos que a narrativa de sua vida torna mais sensíveis.

Assim como a História Cultural vem se preocupando com os anônimos da história, com o popular, com os de baixo, neste curta documentário os desconhecidos surgem como os protagonistas. Parece que quanto menos o personagem se situa entre os grandes nomes da história, mais rica pode ser a narrativa da sua biografia, no exercício para identificar a figura no seu meio. A protagonista desta obra tem um trabalho silencioso e persistente de quase 70 anos no ensino de música na cidade do Salvador. Este filme conta esta micro-história, única e ao mesmo tempo representativa da coletividade. 

 

As fontes desta história - O filme não é a vida, é um retrato da vida. Não pretende reduzir a vida da biografada a um conjunto de fatos. Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista é um relato interpretativo da historiadora Wayra Silveira, estreante como diretora de cine documentários, realizado a partir de fontes orais, bibliográficas e documentais, do acervo familiar e de bibliotecas e arquivos públicos.

As fontes orais foram fundamentais para a produção deste trabalho audiovisual. Nas memórias registradas nas entrevistas realizadas com familiares, amigos, colegas, ex-alunos, autores, músicos, as emoções foram incluídas não só como subjetividades bem-vindas, mais como a maior riqueza desta metodologia.

Foi realizada uma pesquisa sobre fotografias da cidade do Salvador das décadas abordadas pelo filme, 1930 a 1980, e desta maneira o curta documentário Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista contribuem para a divulgação da iconografia histórica da cidade da Bahia. O filme reproduz ainda trechos de filmes de Alexandre Robatto e Rex Schindler que retratam a cidade.

O filme teve a primeira inspiração na metodologia de Registro de Histórias de Vida do Museu da Pessoa, um museu virtual que reúne milhares de memórias de brasileiras e brasileiros comuns, e que valoriza cada trajetória de vida como patrimônio da humanidade e como fonte de conhecimento. Conta ainda com o apoio da DIMAS/FUNCEB e do IRDEB.

 

Serviço:
Lançamento do curta documentário Celice – Histórias e Canções de uma Mestra Pianista

Data: 20 de janeiro de 2018

Local: Biblioteca Central dos Barris | Sala Walter da Silveira

Horário:  17h