Cultura

LAURO DE FREITAS: Cortejo festeja 410 anos de devoção a Santo Amaro

Salve Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas
MC , Salvador | 13/01/2018 às 19:44
Cortejo cultural nas ruas de Lauro com prefeita Moema à frente
Foto: Lucas Lins

Cores, aromas e ornamentação tudo preparado com capricho para render homenagens a Santo Amaro de Ipitanga. Cada detalhe do cortejo cultural e cívico dedicado ao padroeiro de Lauro de Freitas, neste sábado (13), era a demonstração da fé no santo. São 410 anos de devoção e historia com a cidade. Pelas ruas do Centro milhares de pessoas mantiveram viva a chama da tradição de lavar as escadarias da Matriz, ato que há mais de três décadas é passado de pais para filhos no município.

Embalados pelos tambores do Bankoma e do grupo Meninos do Batuque ou pela metaleira das fanfarras Renovação da Bahia e Farresol, a população contemplava a cultura local passar, representada pelo movimento das danças folclóricas que exaltavam a pesca e os caranguejos, primeira forma de sustento dos nativos da vila de pescadores que levou o nome do santo como identidade e reconhecimento. “É muito importante revisitarmos a nossa história. Este é o maior patrimônio cultural de nossa cidade”, disse a prefeita Moema Gramacho.

Acompanhada de personalidades políticas, secretários, vereadores e da presidente da Câmara, vereadora Naide Brito, a gestora destacou que os festejos ao santo abrem o ano em Lauro de Freitas com as notícias de transformação e avanço para a cidade. A prefeita destacou a parceria com o governo do estado como importante aliado nesta construção e frisou a implantação do Hospital Metropolitano e do Metrô como os dois maiores símbolos neste processo. “O metrô já é realidade não e mais ficção. Hoje o modal passou a ser de caráter metropolitano trazendo mais desenvolvimento para Lauro de Freitas. A cidade cresce com inclusão social e com tradição cultural”, afirmou.

Atento a cada detalhe, Manoel Carlos dos Santos, secretário de Cultura e Turismo, pasta que organiza o festejo, disse que a participação do povo e a alegria por onde o cortejo passa compensa todo esforço da equipe. De acordo com o professor e historiador Gildásio Freitas, a festa cívica teve início nos anos 80 quando dois amigos resolveram se juntar para comemorar o dia do santo de maneira não religiosa, mas também como forma de agradecer as bênçãos e proteção divina. “Passaram-se 35 anos e o cortejo tomou a proporção que conhecemos hoje. Nos anos 90 houve a incorporação dos grupos e partidos políticos”, contou.

Da sacada de sua casa dona Maria Rita assistia os grupos passarem, com o sorriso de quem já viu muitas vezes as comemorações ao padroeiro acontecerem. “Todos os anos eu espero para ver a moçada festejar, e também rezo e agradeço viu? Faço minhas preces”, falou ela rindo do alto de sua sabedoria representada pelos fios de cabelo brancos quase centenários. “Hoje tenho 86 anos e agradeço ao Santo pelas bênçãos que vivi”, finalizou. Já para a sobrinha de dona Maria, Rosana Lisboa, 37 anos, a festa tem gosto de estreia. “Vim passar as férias aqui este ano, estou amando tudo que vi. Essas serão boas lembranças para mim e para meus filhos”, pontuou.

Junto com a população local e personalidades da terra, a secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Olivia Santana, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, prestigiaram a lavagem das escadarias da Igreja Matriz. Além deles, os deputados federais Jorge Solla e Nelson Pelegrino, os deputados estaduais Joseildo Ramos e Rosemberg Pinto, o ex-prefeito de Serrinha Osnir Cardoso, a ex-ministra do governo Dilma Rousseff, Miriam Belchior, o ex-deputado federal Luís Alberto e o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flen), Jones Carvalho, se fizeram presentes durante todo percurso.

Nesta segunda-feira (15), data oficial da festa de Santo Amaro, as celebrações iniciam logo cedo com alvorada às 6hs e depois missa na Igreja da Matriz às 9h celebrada pelo bispo auxiliar dom Estevam dos Santos. Em seguida os fiéis saem em carreata até a comunidade do Bom Pastor, em Vida Nova.  No final da tarde, às 16h, a imagem retorna em procissão saindo da Igreja de São Pedro, no Joquei Clube, até a Matriz onde será rezada a última missa do dia. A noite, 20h, o Padre Fábio de Melo sobe ao palco na Praça João Thiago dos Santos, para o esperado show  “Estrada Sou Eu”. O espetáculo gratuito encerra as homenagens ao santo.