Cultura

TUDO PELA EDUCAÇÃO: Menino chinês anda 4.5km na neve e congela cabelos

Fotos de um menino chinês de oito anos geraram comoção nas redes sociais.
Da Redação ,  Salvador | 12/01/2018 às 17:04
Wang ficou com parte das mãos queimadas
Foto: Foto da professora
      As fotos de um menino chinês de oito anos geraram comoção nas redes sociais. Nas imagens, o estudante aparece entrando na sala de aula com o cabelo e as sobrancelhas cobertos de neve. O semblante do "menino de gelo" viralizou na internet e tem provocado intenso debate sobre pobreza infantil no país.

    O pequeno Wang caminha cerca de 4,5 quilômetros para chegar à escola, no condado de Ludian, na província de Yunnan, no sul da China. A jornada leva uma hora - e, no dia em que a foto foi tirada, a temperatura era de -9 ºC - segundo a agência de notícias estatal chinesa.

   Nas redes sociais, muitos usuários enalteceram o esforço de Wang para estudar e alertaram que não está sendo feito o suficiente para ajudar crianças de famílias pobres e áreas rurais do país.

   COMENTÁRIO DO BJÁ

   O que também chama a atenção da foto é o fato da responsabilidade dos pais com a educação dos filhos na China país que exige compromissos formais e penalidades para aqueles que descumprem as determinações do governo. Na China, na Coréia do Sul, no Japão, os alunos estudam muito por obrigação e responsabilidade social. 

   Na China, então, onde a competição no mercado de trabalho é muito grande, a educação é fundamental.

   No Brasil, às vezes assiste-se cenas como esta no inverso do tempo, no sertão, alunos caminhando até uma dezena de quilômetros para ir às aulas, sob sol inclemente. No Brasil, no entanto, a responsabilidade social com a educação não é severa (TF)