Cultura

BARRÊTO E ENÉAS GUERRA lançam "Treze Contos Reais", na sexta

O lançamento acontece no dia 15 de dezembro, às 18 horas, no pátio do Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, ao pôr do sol.
Da Redação , Salvador | 11/12/2017 às 17:07
Enéas e Barretinho
Foto: DIV
Existe uma literatura baiana e ela aparece bem viva com o lançamento, em Salvador, do livro de contos do escritor e jornalista José de Jesus Barreto, “Treze Contos Reais”, ilustrado pelo designer Enéas Guerra e editado com a qualidade e delicadeza da Solisluna Editora. A Bahia, o fazer e o jeito de sua gente estão presentes nos temas de cada conto, na linguagem, no texto dos escritos, nos traços dos desenhos, formato, diagramação, cores, na obra inteira.  

O lançamento acontece no dia 15 de dezembro, às 18 horas, no pátio do Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, ao pôr do sol. 

O LIVRO
Muito se tem repetido que a Bahia é a terra do ‘já teve’. Como um baiano, artesão da palavra, faço a minha parte, como outros poetas, contistas, romancistas, cronistas têm feito. Escrevemos. Esses contos têm um ritmo, um tempero e sotaque baianos; algo entre a beleza e o assombro, os mistérios desse mundo, a magia dessa terra tão mítica, de divindades, batuques, labuta, percalços, sabores e desigualdades humanas. São histórias onde o real e o imaginário se misturam como se misturam as cores, as pessoas... – assim o escritor abre as portas, as páginas para a leitura dos “Treze Contos Reais”.  Reais porque verdadeiros, reais pelo valor da criação.   

 A criatividade da obra inteira está explícita no olhar, no pegar, no folhear. Capa vistosa, tamanho de 12,5cm x 19cm, manuseio fácil, 96 páginas, impressão em papel pólen bold. São contos curtos, alguns minicontos, um outro maior sobre Lampião, o derradeiro, escritos permeados de humor e drama. O leitor vai rir, aqui e alí, e pode também chorar, acolá. Nas letras, os sentimentos desse viver.

As palavras estão acompanhadas de desenhos, traços …  linguagens humanas remotas que se complementam, enriquecem-se, plantam contornos na imaginação do leitor. 

“Quando passei os olhos nos escritos me senti estimulado, encantei-me com a parceria entre as letras e os traços, seus significados. E fui construindo imagens, como que interpretando o texto. Logo passei a trabalhar usando a técnica da ‘hachura’, o bico de pena digital, buscando captar nos traços a alma do que estava lendo” explica o ilustrador.
 E assim, sem tramas nem combinações, no afeto criativo se fez a parceria José de Jesus Barreto & Enéas Guerra, para alegria da Solisluna Editora, tão verdadeiramente baiana. A edição de “Treze Contos Reais” é de Enéas Guerra e Valéria Pergentino; projeto gráfico e design de Valéria Pergentino e Elaine Quirelli. A capa é criação do ilustrador.