Cultura

Jornalista Luis Guilherme lança livro sobre a Typograpfia Bahiana

Acontece dia 23 no IGHB
Da redação , Salvador | 20/11/2017 às 13:01
Luis Guilherme
Foto:

    
 
O livro “Anotações sobre Cincinnato José Melchiades e a sua Typographia Bahiana”, do jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares, será lançado na próxima quinta-feira (23/11), às 17h, no Instituo Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Publicação resgata a importância do editor e gráfico cachoeirano Cincinnato Melchiades (1856-1920) para a consolidação da imprensa baiana e brasileira. Além da vida dedicada às artes gráficas, quando começou no ofício aos 14 anos, Cincinnato teve destacada atuação no Jornal de Notícias, onde assinava os textos com o apelido de “Kalamisteko”.
Antes da sessão de autógrafos, o autor e outros  três pesquisadores participam de uma mesa redonda sobre o tema “Panorama histórico dos impressos baianos”.  

O  debate mediado pelo jornalista Luis Guilherme, será  dividido em 3 temas. A professora Vanilda Mazzoni (UFBA), falará sobre “Contribuição da Memória & Arte na preservação de impressos raros da Bahia”. O jornalista Nelson Varón Cadena, diretor da ABC+ Comunicação e Estratégia, abordará a “A construção da história da imprensa da Bahia”. Já o jornalista Jorge Ramos, diretor de Cultura da Associação Bahiana de Imprensa (ABI),  falará sobre “Jornais e jornalistas cachoeirano”. 

Com ‘Anotações sobre Cincinnato José Melchiades e a sua Typographia Bahiana’ o jornalista,produtor editorial, doutor e pesquisador da história da imprensa no Brasil, Luis Guilherme Pontes Tavares, 65 anos, chega a sua 22ª publicação, entre trabalhos autorais e participação em publicações coletivas.