terça-feira, 17 de outubro de 2017
Cultura

“Crônicas do Coração” é uma obra literária de Jadelson Andrade

O livro tem ilustração de Juarez Paraíso e será lançado no restaurante Amado no próximo dia 25
Carjão ,  Salvador | 11/10/2017 às 14:18
Lançamento dia 25
Foto:

Neste primeiro livro de crônicas, o médico Jadelson Andrade relata os caminhos da amizade dele com Jorge Amado e Zélia Gattai. A participação de Calasans Neto e Auta Rosa, que apresentaram Jadelson ao casal Amado, é também motivo de destaque no livro. Segundo o autor, “Calasans afirmava que iria vender o seu médico para Jorge e este resistia em comprar o médico, porque tinha pavor a médicos. Mas a relação acabou acontecendo e foi um convívio intenso com viagens por terra, por mar, de barco, e para diversos lugares dentro e fora do Brasil”.
 
Além desses, outros personagens importantes da cultura brasileira, como o artista plástico Carybé, também se envolvem nessas de viagens e aventuras, que até então eram desconhecidas do grande público.   Com ilustrações feitas pelo artista plástico Juarez Paraíso e 20 capítulos, Crônicas do Coração, que é prefaciado por Paloma Amado, será lançado em 25 de outubro, às 18h, no restaurante Amado.
 
Sobre a importância da ilustração, o artista plástico Juarez Paraíso ressaltou que sempre teve Jorge Amado como uma excepcional referência para a sua vida. “Talento, coragem, sensibilidade e generosidade podem fazer a diferença, transformando qualquer indivíduo em um ser excepcional. Jorge Amado era muito mais, era um ser universal”. Para Juarez, o escritor transcendia pela sua genialidade e o seu conteúdo ético, escrevendo para o mundo, para a espécie humana. “Ele foi e continua sendo, pelo exemplo de vida e pela sua herança literária, um patrimônio da humanidade. Fazer esse trabalho foi uma grande honra que agradeço ao artista e editor, Fernando Oberlaender, pela oportunidade de colaborar com o médico e escritor, Jadelson Andrade, como ilustrador desta obra literária tão sensível e verdadeira.” 
 
Mãe Stella de Oxóssi abençoou a obra escrevendo a orelha. Pelo avançar da idade e a recente alta de um internamento no Hospital da Bahia (HBA), inicialmente relutou um pouco para executar a tarefa, mas não resistiu à sedução do autor.
Quando referiu-se ao nome do livro de forma entusiástica citou na orelha ”E o que falar do nome? - Crônicas do Coração. Sou Caçador de Alegria. De caçador, virei caça! Os filhos de Oxóssi não resistem a um pedido feito com dengo”.
 
Crônicas do Coração é um convite à leitura e, sobretudo, oferece a possibilidade do público se apaixonar e conhecer aspectos da vida de Jorge Amado, de Zélia e da sua família nunca revelados, através da experiência densa e rica vivida pelo autor, é um livro de uma baianidade ímpar e de forte apelo cultural.
 
Evento no Amado
 
O cenário para o lançamento do livro é o mais apropriado. Os convidados serão recebidos a altura pelo anfitrião da festa no restaurante Amado, do chef Edinho Angel, que possui uma vista magnífica para a Baía de Todos os Santos. A decoração e o buffet tem a marca de Lícia Fábio, sergipana que conquistou a Bahia e os baianos. Surpresas do receptivo estão sendo criteriosamente preparadas e bem pensadas por Lícia e trazem elementos dos personagens e cenários adaptados dos livros de Jorge, o que vai fazer todo o diferencial no evento.
 
Sobre a Caramurê
 
A literatura voltada para o mercado local é o principal foco da editora Caramurê. Com grande destaque no cenário editorial baiano, a editora vem ganhando visibilidade também no mercado nacional. Focada na qualidade dos seus títulos e contando com um time de autores de referência na literatura baiana como: Ruy Espinheira Filho, José Carlos Capinam, Cid Teixeira, Matilde Matos e outros, a Caramurê tem como missão fazer com que baianos leiam autores baianos. Alguns títulos da editora se tornaram referência de crítica e de vendas como os livros “50 anos de arte na Bahia”, da crítica Matilde Matos, “Salvador, uma iconografia através dos séculos”, dos autores Fernanda Terra, Francisco Sena e Daniel Rebouças, “Escultura Contemporânea no Brasil”, do autor Marcelo Campos, “Indústria na Bahia, um olhar sobre sua história”, também do historiador Daniel Rebouças, entre outros.
 
Com 21 anos de existência, a Caramurê Publicações tem livros adotados por várias instituições da rede privada de ensino, o que tanto movimenta a produção local, como proporciona uma formação de leitores principalmente o público infanto-juvenil.
 
Após o evento, o livro será vendido nos stands da Caramurê, no 2º piso do Shopping Barra e 3º piso do Shopping Lapa. Depois, estará nas principais livrarias da cidade. 
 
Ficha Técnica
Objeto: Livro Crônicas do Coração
Preço: R$ 50
Local do evento: Restaurante Amado
Data: 25/10/2017