Cultura

FEIRA: Secretário toma decisão inédita para eleição Conselho Cultura

Sociedade civil é quem vai escolher seus representantes
Da Redação , Salvador | 23/07/2017 às 19:08
Secretário Edson Borges, de óculos
Foto: DIV


O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges, decidiu retirar do Poder Público o domínio do processo eleitoral para a escolha dos integrantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura. Com essa decisão, foram anuladas a eleição e a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que seriam realizadas neste sábado, 22.

“O Poder Público já tem o direito de indicar os seus representantes no Conselho. Logo, nada mais justo, transparente e democrático que a própria sociedade civil assuma o processo eleitoral de escolha dos representantes dela”, argumentou o secretário.

A decisão do secretário não tem precedentes, pois o Governo Municipal sempre esteve no comando das eleições, e foi aprovada por unanimidade pelos 41 participantes do encontro deste sábado, no Teatro Ângela Oliveira, no Teatro Maestro Miro. Nos próximos dias, será publicada a comissão eleitoral que se encarregará do processo de escolha do novo Conselho de Cultura.

“Os integrantes da sociedade civil que formaram a comissão entenderam que esta deveria ser paritária e convidaram o Poder Público. Logo, saliente-se, foi um convite, não uma imposição do governo. E logo depois da eleição, partiremos para a realização da 4ª Conferência”, esclareceu o secretário.