Cultura

Fligê terá palestra com o escritor Sérgio São Bernardo

Palestra ocorre às 10h de sexta (11) no Centro Cultural de Mucugê
Ascom Fligê , Salvador | 19/07/2017 às 19:13
Sérgio São Bernardo
Foto: div
Professor de Filosofia do Direito da UNEB-BA, Mestre em Direito-UNB, Doutorando do Programa Difusão do Conhecimento-UFBA e um dos mais conceituados escritores baianos quando o assunto é Relações Raciais e Justiça Afro-Brasileira. O currículo de Augusto Sérgio dos Santos São Bernardo é tão extenso quanto seus estudos nas áreas da filosofia latino-americana, filosofia afro-brasileira, filosofia do direito, pragmatismo universal e ética do discurso.

De suma importância para o progresso, desenvolvimento e evolução cultural do Brasil, ele abordará sobre o papel dos negros e afrodescendentes em nossa sociedade, principalmente, as barreiras impostas ao acesso às políticas de igualdade racial e direitos, ou seja, justiça, uma vez que, embora velado, o racismo e preconceito ainda existem no país.

Na palestra “UBUNTU E A KALUNGA: Por uma justiça afro-brasileira”, a ser proferida às 10h de sexta (11) no Centro Cultural de Mucugê, o escritor Sérgio São Bernardo pretende suscitar no público a possibilidade de percepção para além do que é imposto à sociedade de massa e sua cultura de consumo, a qual não busca entender as diversas formas de lidar com os costumes e tradições originados do processo civilizatório afro-brasileiro.

“É possível afirmar um direito afro-brasileiro? Existe um repertório comum que informa e unifica este direito? Existe uma base sociocultural que legitima a emergência dessa ético-jurídica? Este direito pode ser universalizável como pressuposto de justiça a outras comunidades não africanas? Estas são as indagações que proponho tematizar para sugerir a possibilidade de um debate nos campos da antropologia jurídica, da filosofia africana e da filosofia do direito”, explica.

Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos com Sérgio São Bernardo. Acesse www.flige.com.br e confira a programação completa da 2ª edição da Feira Literária de Mucugê, que acontece de 10 a 13 de agosto, além de informações sobre a cidade, hospedagem, restaurantes, notícias e muito mais.