Cultura

GANTOIS promove 1º Encontro sobre o Memorial Mãe Menininha

Acontece dia 10 de janeiro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/02/2017 às 18:28
Casa do Gantois
Foto:
O dia 10 de fevereiro é marcado como uma das mais importantes datas no calendário do Gantois. É nesse dia que fazia aniversário Mãe Menininha, Iyalorixá que esteve à frente de um dos terreiros mais importantes do Brasil durante 64 anos. Esse ano, a data será marcada também pelo Primeiro Encontro com a Comunidade para o projeto de Requalificação do Memorial Mãe Menininha do Gantois. O encontro acontece às 16h, no próprio Terreiro, e faz parte do plano museológico que irá guiar as atividades do local.

Criado em 1992, o Memorial reúne mais de 500 peças referentes à história, objetos rituais, e pessoais de Mãe Menininha, considerada uma das maiores lideranças da religiosidade de matriz africana no Brasil. Contemplado no Edital Setorial de Museus 20/2016 do Governo do Estado, o local abarcará o Projeto de Requalificação, tendo como objetivo a profissionalização do espaço, bem como a preservação de seu acervo e disseminação de suas informações ao público, que seguirá duas etapas de estruturação.

A primeira fase, destinada para formação do Plano Museológico, contará com a participação da comunidade para definir a missão e função social do Memorial Mãe Menininha.  Além desse primeiro encontro, que acontece no dia 10, outros dois ainda estão programados para os próximos meses. O objetivo é reunir a comunidade do Gantois, a comunidade do entorno e todos os interessados no projeto, para discutir sobre como o Museu servirá para sociedade.
Na segunda etapa do projeto será destinada à documentação museológica, focando nos objetos expostos no memorial que serão medidos, fotografados, identificados e descritos, formando um catálogo sistematicamente informatizado.
Mãe Carmen, atual dirigente do Terreiro do Gantois, explica que a ideia do projeto surgiu a partir do estabelecimento do Plano de Salvaguarda Patrimonial do Terreiro do Gantois (regulador do Memorial Mãe Menininha do Gantois) elaborado em 2016, tendo por base o conhecimento e o reconhecimento da história do local através do resgate da memória. 

“A concepção do trabalho possibilita dentro da esfera museal transformar a realidade da comunidade a partir da construção desse caminho de socialização do conhecimento, e assim legar às futuras gerações seus referenciais identitários, instrumentalizando os atores sociais a serem protagonistas do seu saber cultural, empoderando-os e potencializando as expressões do seu segmento religioso”, afirma Mãe Carmen.

PROGRAMAÇÃO:
Abertura: Dr. Carlos Ferreira (Elemaxó do Gantois) 
Palestra "Revisitando o Memorial de Mãe Menininha: Um olhar para o passado, pensando no futuro" - Prof. Dr. Marcelo Cunha
Apresentação do Projeto de Requalificação do Memorial Mãe Menininha do Gantois - Simone Trindade (Tecnomuseu)
Mostra Audiovisual
Apresentação Musical do Grupo Rum Alagbê