Cultura

Afirmação da mulher em destaque na Mostra BAFF no MUNCAB

Acontece na sexta-feira, 17, 19h, no Muncab, centro
Quarta Via , Salvador | 16/06/2016 às 12:42
Empoderamento da mulher
Foto: Alile Dara Onawale
O empoderamento da mulher negra será tema central da Mostra BAFF no MUNCAB nesta sexta-feira (17), com a exibição do filme Kbela, de Yasmin Thayná, e o debate “O papel da mulher negra no imaginário coletivo”. O evento acontece no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, com acesso gratuito, a partir das 19h.

Curta-metragem experimental, Kbela aborda a autoestima e o reconhecimento por meio da fusão de linguagens, como literatura e teatro, e da sua principal referência, o filme “Alma no Olho”, de Zózimo Bulbul. Como a diretora define na sinopse, o curta é "uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra”.

Já o debate “O papel da mulher negra no imaginário coletivo” aborda os estereótipos difundidos através da mídia brasileira. A mesa será formada pela secretária de Políticas para as Mulheres, Olivia Santana; a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento; a atriz Tânia Toko; a Mãe de Santo do Terreiro da Casa Branca, Mãe Nice; e a defensora pública Vilma Reis.

Composta por filmes, debates e oficina, a Mostra BAFF no MUNCAB segue até o dia 18 de junho, quando será apresentado o curta produzido durante oficina ministrada por Tânia Toko. O projeto foi contemplado pelo edital Arte Todo Dia Ano II, da Fundação Gregório de Mattos - Prefeitura Municipal de Salvador.

 

SERVIÇO



O que: Filme Kbela na Mostra BAFF

Quando: 17 de junho

Horário: 19h 

Onde: Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) Rua do Tesouro (atrás da Igreja da Ajuda), Centro Histórico Quanto: Gratuito Programação: baff-bahiaafrofilmfestival.com