Cultura

Infantil “Baú de Histórias” está em cartaz no Teatro Espaço Xisto

Depois do sucesso na Bienal do Livro o espetáculo sobe ao palco para uma temporada até maio
Doris Pinheiro , Salvador | 28/04/2015 às 11:37
Baú de Histórias
Foto: Divulgação

  O espetáculo musical infantil “Baú de Histórias” está em cartaz até 31 de maio, aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Espaço Xisto, na Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris. Construído a partir de quatro histórias da literatura universal - “Ananse e o Baú de Histórias”, “O Sapo e a Princesa”, “A Casa do Coelho” e “Juca e a Serpente do Rio”, de origens  europeia, africana e indígena – o “Baú de Histórias” é dirigido pelo ator, diretor e produtor cultural Luciano Martins e tem trilha sonora de Luciano Salvador Bahia, que compôs diversas canções para destacar situações e dar mais brilho ao espetáculo.

O “Baú de Histórias”, que estreou em novembro de 2013 na Bienal do Livro de Salvador com muito sucesso, tem como objetivo seguir a tradição dos griots, os narradores africanos, e contar histórias para as crianças. O espetáculo dialoga com as linguagens do teatro, da música, da dança e da arte visual, representada por grandes adereços e se apropria da lúdicidade dos textos da literatura infantil. “Aprofundamos um pouco mais no universo imaginário e o transpomos para fora, ou seja, a partir do momento que personificamos os personagens existentes nas histórias, como a serpente, o sapo, o tigre, através dos adereços, vamos para dentro de cada história”, afirma Luciano Martins. 

Na literatura o que interessa não é apenas o fato sobre o qual se escreve, mas as diversas formas que ela se apresenta. No espetáculo, as histórias são contadas e representadas com o manuseio de grandes adereços para fazer o público pensar e sentir, e se identificar com outros homens de tempos e lugares diversos. Essas histórias são contadas por meio dos atores caracterizados de narradores. Então, na peça, quando se diz “era uma vez uma linda princesa”... Entra uma atriz vestida de princesa... A história vai sendo contada e as ações ditas nas mesmas são executadas, acompanhadas por sons, músicas e grandes adereços que representam o simbólico do espetáculo.

Ficha Técnica

Texto: Adaptações de contos infantis

Direção: Luciano Martins

Elenco: Gabriel Carneiro, Joice Paixão, Saulo Santos e Vera Pessoa

Direção musical: Luciano Salvador Bahia

Movimentação: Grupo

Iluminação: Larissa Lacerda

Maquiagem: Luciano Martins

Figurinos: Alessandra Santiago 

Adereços: Alessandra Santiago, M. Pedrosa e Neto

Programação Visual: Albérico Manoel

Produção: Capim Rosa Chá produções Culturais e Eventos

Assistente de produção: Mauricio Mota

SERVIÇO

O Quê: Baú de Histórias, um musical infantil

Quando: até 31 de maio de 2015

Onde: Teatro Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA,  Telefone: (71) 3117-6155

Horários: Sábados e Domingos, 16h

Preço: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)