Cultura

JUAZEIRO: Celebração das Culturas dos Sertões traz Antonio Nóbrega

A aula-espetáculo que será apresentada procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção.
Rodrigo Lago , da redação em Salvador | 25/04/2013 às 15:14
Aula espetáculo dia 10 de maio no João Gilberto
Foto: DIV
 O artista e músico Antonio Nóbrega ministrará a aula-espetáculo “Matria: uma outra linha de tempo cultural”, no dia 10 de maio, às 18h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, durante a realização da II Celebração das Culturas dos Sertões.  As peças que serão apresentadas pelo pernambucano vão desde obras da tradição oral a obras autorais, como sambas de Nelson Cavaquinho e Candeias, canções de Caymmi e do próprio Antonio Nóbrega, além de coreografias sobre a música de Bach.

 A aula-espetáculo que será apresentada procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção. São canções, danças e peças instrumentais que fazem um jogo de polaridades a duas vertentes civilizatórias: uma de contextualização prevalentemente masculina (o discurso, o conceito), representada pela tradição ocidental de base europeia e de ascendência greco-latina e judaico-cristã, e outra de prevalência feminina (o sensível, o emocional) de filiação extra-europeia e de maior presença no hemisfério sul. "Não se trata de sobrepor o princípio feminino ao masculino, mas de buscar o equilíbrio entre ambos, incorporando à nossa sociedade contemporânea o melhor das duas tradições em vista de um futuro esperançoso para a humanidade e para o planeta Terra", afirma o artista.
 
Sobre Antônio Nóbrega

 Violinista desde criança, Nóbrega participou no final dos anos 60 da Orquestra de Câmara da Paraíba e a partir dos anos 70 percorreu quase todo o Brasil estudando as manifestações populares, aprendendo cantos, toques instrumentais, danças, modos de representar dos brincantes, folgazões e demais artes populares. A partir deste envolvimento, Nóbrega começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas, dança e música apresentando então diversos espetáculos que são extremamente concorridos pelo público até hoje. Convidado por Ariano Suassuna, o artista também passou a integrar como instrumentista e compositor o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

 II Celebração das Culturas dos Sertões

A Celebração das Culturas dos Sertões, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tem como objetivo valorizar as culturas dos sertões e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. Nesta segunda edição, que acontece de 03 a 11 de maio, em Salvador e Juazeiro, o evento manteve o formato de programação intensa e variada, com encontro de estudos, oficinas e mini-cursos, exposições, cortejo, exibição de filmes e apresentações musicais. O acesso a toda a programação em Juazeiro também é gratuito, mediante troca de 2kg de alimentos não perecíveis por um ingresso na bilheteria do local, a partir das 14h do dia 06 de maio.

Serviço:

O que:  Aula-espetáculo de Antônio Nóbrega

Quando:  10/05/2013

Onde: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro