Bahia

SETRE PARTICIPA DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Governo da Bahia participa de formação da Rede de Gestores de Economia Solidária
Ascom Setre , Salvador | 16/10/2021 às 09:38

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e os 15 Centros Públicos de Economia Solidária participarão, entre os dias 19 a 21 de outubro, da II Formação em Economia Solidária e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá de forma on-line. Abordando o tema Economia Solidária e Geração de Trabalho, Renda e Inovação, a Bahia apresentará, no segundo dia do evento, as ações e boas práticas que colocam o estado como destaque nacional na área. 

 

“O Governo da Bahia reconhece que a economia solidária é uma potência de crescimento e geração de renda. É preciso ter a sensibilização dos gestores para atuar em ações concretas para ampliar o espaço do segmento nas prefeituras e governos estaduais, e isso deve se estender por todo país para consolidar a economia solidária, a economia popular, pois não há um município que não tenha um sistema produtivo”, pontua o superintendente estadual de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol/Setre), Milton Barbosa. 


O evento para os inscritos acontecerá na plataforma do Zoom Meeting. A transmissão para o público interessado ocorrerá por meio das páginas do Facebook @rededegestores.ecosol e @frentenacionaldeprefeitos e dos canais do YouTube Rede de Gestores de Economia Solidária/ Frente Nacional de Prefeitos. 


A formação é promovida pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, da qual a Setre atua como Secretaria Executiva, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos e o Núcleo de Extensão e Pesquisas em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (Nepesc / Unesp de Araraquara). 


O encontro é mais uma oportunidade para a qualificação de gestores de políticas públicas de Economia Solidária, na perspectiva de desenvolvimento dos municípios brasileiros, com vista no combate à fome e a desigualdade social, geração de trabalho e renda e inovação, direitos humanos e preservação ambiental, ampliação da democracia e participação social. 


Para participar do evento, os gestores devem realizar a inscrição até o próximo dia 16, no link https://url.gratis/khOINj. Mais informações estão disponíveis no site www.rededegestoresecosol.org.br ou o Instagram da Rede de Gestores. 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 


19 de outubro 

- 19h30 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA 

Participação do vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy; do Superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Milton Barbosa; do prefeito de Araraquara (SP) e vice-presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos, Edinho Silva; da prefeita de Contagem (MG) e vice-presidente de Políticas Sociais da Frente Nacional de Prefeitos, Marilia Campos; e do professor Leandro Moraes, líder do Nepesc. 


20 de outubro 

-14h - Tema 1 - ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEGURANÇA SOBERANIA ALIMENTAR 

Apresentação de Boas Práticas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo do Estado do Pará 

- 15h30 -Tema 2 - ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA E INOVAÇÃO 

Apresentação de Boas Práticas pelo Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Araraquara 

21 de outubro 

 -14h-Tema 3 - ECONOMIA SOLIDÁRIA E O DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL 

 

Apresentação das Boas Práticas da Prefeitura de Diadema (SP) e da Prefeitura de Maricá (RJ) Comentário das Apresentações: Renata Sene – Prefeita do município de Francisco Morato (SP), Vice - Presidência de Parcerias em Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Frente Nacional de Prefeitos. 

- 15h30 Tema 3-  ECONOMIA SOLIDÁRIA, INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 

 

Apresentação das Boas Práticas com o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Niterói (RJ)