Bahia

FEIRA: TODOS IDOSOS DE ENTIDADES AMPARO FORAM VACINADOS CONTRA COVID

Com informações da Secom PMFSA
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/01/2021 às 18:38
Idosos vacinados em Feira
Foto: Izinaldo Barrêto

Feira é a segunda cidade da Bahia que mais aplicou doses da vacina
Em apenas uma semana desde o início da vacinação contra a Covid-19, Feira de Santana é a segunda cidade da Bahia que mais aplicou doses do imunizante, com 5.944 vacinados. Somente nesta terça-feira, 26, oitavo dia de imunização, 1.601 pessoas foram vacinadas.

O município só está atrás de Salvador, com 23.154 doses aplicadas. As outras cidades com mais pessoas imunizadas com a primeira dose até o momento são Vitória da Conquista, Ilhéus, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Rodelas, Itabuna e Alagoinhas.

Vale lembrar que somente profissionais de saúde que atuam no enfrentamento contra à doença (emergências e urgências) e idosos institucionalizados (moram em casas de longa permanência) recebem a vacina, nesta primeira fase.

A vacinação contra a Covid-19 resultou na aplicação de 1.601 doses, nesta terça-feira, 26. Receberam o imunizante, dentistas, agentes comunitários de saúde, médicos, entre outros profissionais da Atenção Básica.  Sendo eles: das Unidades Básicas de Saúde (UBS), apoiadores do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e do Programa Saúde da Família (PSF).   O oitavo dia do Plano de Imunização contemplou ainda os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e mais profissionais das UPAs, policlínicas e hospitais.  Confira a tabela:              
 
IDODOS VACINADOS 

 Todos os idosos acima de 60 anos inseridos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) – abrigos e entidades de amparo à velhice – já foram vacinados contra a Covid-19, em Feira de Santana. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde conclui essa etapa dentro do prazo – a imunização ocorreu entre os dias 19 a 22, o que resultou em 196 idosos vacinados.  

Foram visitadas seis entidades, conforme o Cronograma de Vacinação da SMS, sendo elas: Lar do Irmão Velho, Instituição Nosso Lar, AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), Dispensário Santana, Casa de Amparo e Casa de Repouso Saúde e Bem Estar.  

Além dos idosos institucionalizados, os trabalhadores da área de saúde atuantes nas ILPIs também receberam a vacina. Esse trabalho foi coordenado pelas equipes da Atenção Básica e Referência Técnica em Saúde da Pessoa Idosa da SMS.