Bahia

População de Mascote conta com mercado reformado e com novas barracas

A entrega ocorreu nesta sexta-feira (22)
Ascom CAR , Salvador | 22/01/2021 às 19:05
População de Mascote conta com mercado reformado e com novas barracas
Foto: Divulgação

O Centro de Abastecimento do Distrito de São João do Paraíso, localizado no município de Mascote, foi entregue à população reformado e com 100 novas barracas. A entrega ocorreu, nesta sexta-feira (22), beneficiando diretamente 200 feirantes e a todos os consumidores da comunidade. A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

As barracas fazem parte da Campanha Viva Feira & Feira Segura, executada pela SDR/CAR, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), com o objetivo de adotar boas práticas de higiene e distanciamento social, para atrair, de forma segura, os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores e agricultoras familiares, que comercializam diretamente sua produção de alimentos.

 

“Nosso propósito tem sido o de ampliar, cada vez mais, a Campanha Viva Feira & Feira Segura, porque com isso nós estamos dinamizando a comercialização dos produtos da agricultura familiar. No Distrito São João do Paraíso, que é a porta de entrada da região cacaueira, foi feito um verdadeiro shopping da Agricultura Familiar, e é esse o nosso propósito, de levar os espaços de comercialização, de modo que atraia não só os clientes da comunidade, mas o público que trafega frequentemente na BR 101”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.

 

A agricultora familiar Aude Pereira Duarte, do Distrito de São João do Paraíso, que há 20 anos trabalha na feira, vendendo as hortaliças que produz em sua propriedade, comemora a requalificação do Centro de Abastecimento: “Graças a Deus agora está bem. Melhorou 100%, pois quando chovia trabalhávamos na lama, arrastando as coisas, com o guarda-chuva aberto. Não tinha barraca e eu trazia uma mesa de casa, para colocar os produtos. Para a gente que vive dessa luta, é uma maravilha trabalhar em um lugar mais organizado”.

 

A reforma foi realizada na cobertura da área da feira livre e nos quiosques, o que irá permitir a comercialização de produtos de forma segura e higiênica, melhorando assim a qualidade de vida das famílias do distrito e fortalecendo o comércio local.

 

Edná Soares Garcez, agricultora familiar, que nasceu no Distrito e cultiva e comercializa, além de hortaliças, aipim, banana, milho e uma diversidade de outros produtos, conta que antes da reforma ficava exposta às intempéries do tempo, chuva e sol: “Estou feliz com o trabalho feito pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, que tem nos ajudado muito. Que Deus nos dê saúde para continuar na luta”.

 

Edízio de Oliveira, que também comercializa sua produção de farinha, feijão e galinha caipira no Centro de Abastecimento, conta o quanto melhorou a atividade dos agricultores e agricultoras familiares do Distrito: “Para nós, foi um grande serviço. Hoje, estamos dando graças a Deus pelas barracas e pela feira livre, requalificada pelo Governo da Bahia, que nós estamos trabalhando.