Bahia

Madre de Deus: Moradores da Cururupeba recebem unidades habitacionais

As chaves dos apartamentos foram entregues aos moradores nesta segunda-feira (23)
Ascom Madre de Deus , Madre de Deus | 26/11/2020 às 17:44
Moradores da Cururupeba recebem 80 unidades habitacionais
Foto: divulgação
O Governo do Estado, através da Conder, em parceria com a Prefeitura de Madre de Deus, entregou 80 unidades habitacionais distribuídas em quatro blocos, no bairro Cururupeba.

As chaves dos apartamentos foram entregues aos moradores nesta segunda-feira (23) e o evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Robemacio Cerqueira, e representantes da Conder.  As unidades habitacionais são destinadas às famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social no bairro Quitéria Velha.

A iniciativa visa cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2017, por meio do Ministério Público Federal e o município, para desapropriar a antiga localidade do “Me esquece”, que são áreas de Proteção Ambiental ocupadas de forma ilegal.

"Na última maré de março e abril a água entrou em minha casa. A gente já saia preocupado. Mas graças a Deus agora vai ser mais tranquilo. Até mesmo em caso de doença o deslocamento é melhor. Vou passar o ano novo na casa nova", explica Domingos Rosário, morador do Bloco 4, apartamento 002.

As 80 famílias, que antes moravam em casas improvisadas à margem do manguezal e sem saneamento básico, agora poderão viver em um ambiente com mais dignidade e segurança. Cada unidade tem cerca de 46 metros quadrados e conta com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço, além de total infraestrutura, incluindo redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial.

"Feliz por tá aqui e realizada também. Tinha um barraquinho de tábua na beira do mangue. Quando a maré enchia, tinha a dificuldade de locomoção, insetos. Antes de me mudar para esse apartamento, tinha uma aranha em cima da cama. Agora acabou. É outro nível. Só de não estar pisando na lama, já é maravilhoso", afirma Jane de Jesus, moradora do Bloco 1, apartamento 204.