Bahia

FEIRA VAI VALORIZAR A HISTÓRIA DE SEUS PRINCIÁIS PERSONAGENS CULTURAIS

Homenageados por equipamentos municipais terão legado documentado pela Fundação Cultural
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/10/2020 às 19:30
Fundação Egberto Costa
Foto:
A Prefeitura de Feira de Santana vai elaborar documento sobre os patronos e patroneses de cada um dos equipamentos patrimoniais ligados à Fundação Cultural Egberto Tavares Costa. O objetivo é valorizar a história de cada um deles e disponibilizar as informações ao público. 

Uma comissão de Estudo e Levantamento Histórico e Cultural foi criada com essa finalidade, através de portaria publicada no Diário Oficial do Município, dia 21. 

Compõem a comissão a professora Lélia Vitor Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana; Luiz Augusto Oliveira, diretor de Atividades Culturais; Basílio Fernandes Fernandez, diretor de Divisão Científica, e o jornalista Ailton Pitombo. 

Eles deverão realizar o levantamento documental sobre cada um dos patronos; investigar acervos sobre a trajetória de vida e suas contribuições sociais e culturais no município; catalogar material apresentado pela FUNTITEC e Arquivo Municipal; elaborar material e o enviar para tombamento. A primeira reunião foi realizada na sexta-feira, 16, no Casarão Olhos D’água, sede da Casa da Cultura de Feira de Santana. 

A professora e presidente da Comissão, Lélia Vitor Fernandes, acredita que o registro material da história e da contribuição de cada uma das personalidades é importante para que sejam imortalizados e que seus feitos não se percam com o passar dos anos. 

“É de extrema importância catalogar, biografar e registrar a vida e os feitos de cada uma destas pessoas para que o legado deles seja imortalizado e devidamente valorizado. Essas informações podem ser disponibilizadas pelo equipamento para que os visitantes conheçam a história do homenageado”, afirma.