Bahia

SEC discute retomada do ano letivo em agendas com prefeitos da RMS

O documento protocolo preliminar contém estratégias sanitárias, de infraestrutura e pedagógica
Ascom Educação , Salvador | 11/08/2020 às 18:55
SEC discute retomada do ano letivo em agendas com prefeitos da RMS
Foto: Josenildo Almeida

Ações que estão sendo reunidas em um protocolo de retomada do ano letivo na rede estadual de ensino foram apresentadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), nesta segunda-feira (10), a prefeitos e secretários municipais da Região Metropolitana de Salvador (RMS), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Depois, as iniciativas foram discutidas  com deputados estaduais da oposição, por meio de webconferência. O  documento preliminar contém estratégias sanitárias, de infraestrutura e pedagógica.

 

O secretário Jerônimo Rodrigues, que participou do encontro presencial na sede da UPB e depois do encontro virtual com os deputados, destacou a importância do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, bem como a união de força com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). "Recebemos este convite da UPB para apresentarmos o nosso olhar sobre o retorno às aulas. Os secretários municipais de Educação gostaram muito da nossa apresentação e vão sentar para aprofundar esta proposta. Com os deputados da oposição, queremos mostrar que o governo está aberto ao diálogo e, neste momento, o que importa é a preservação de vidas e não o ideal partidário", disse.

 

Segundo o prefeito de São Sebastião do Passé, Breno Moreira, o encontro foi bastante positivo para discutir o retorno às aulas. "É muito importante a criação de um protocolo único de volta às aulas, que contemple todos os municípios e que envolva os secretariados estaduais, como Educação e Saúde, para garantir a preservação da vida dos estudantes".

 

O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, falou sobre o protocolo da Educação para a Bahia. "Estamos fazendo todas as tentativas para que o ano letivo não fique perdido, mas temos que colocar a vida em primeiro lugar. Por isso, este encontro com o secretário Jerônimo e os prefeitos foi fundamental para construímos este protocolo", afirmou.

 

O deputado estadual Sandro Régis, líder da oposição na ALBA, ressaltou que o diálogo é a melhor forma de esclarecer as dúvidas para a volta às aulas. "Como parlamentar e pai, acredito que poder conhecer o trabalho que a SEC está desenvolvendo para a construção do protocolo de volta às aulas é fundamental. Junto com os demais deputados, também poderemos discutir e ajudar neste momento", disse.

 

Ainda estiveram presentes ao encontro virtual com a ALBA os deputados estaduais Paulo Câmara, Marcell Moraes, Targino Machado, Tiago Oliveira e Tom Araújo.