Bahia

Mata de São João: Prefeitura investe mais de 3 milhões em tablets

Com os equipamentos, estudantes poderão estudar numa plataforma digital durante a pandemia do novo coronavírus
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 16/07/2020 às 17:49
Prefeitura investe mais de 3 milhões em tablets para estudantes
Foto: Divulgação

Os cerca de 3.400 alunos do Fundamental II da rede municipal de Mata de São João vão poder acessar as aulas remotas através de tablets que serão emprestados pela Secretaria de Educação. Com os equipamentos, eles poderão estudar numa plataforma digital durante a pandemia do novo coronavírus. 

 

“Nós já realizamos a implantação da plataforma Google for Education, que é uma plataforma que vem sendo usada mundialmente em todas as grandes escolas, que de forma colaborativa, facilita o processo de ensino/aprendizagem, na medida em que todos os dados ficam armazenados nas nuvens e todos podem ter acesso aos conteúdos de onde estiverem, basta apenas que tenham um dispositivo com acesso à internet”, explicou o secretário de educação, Alex Carvalho.

 

A prefeitura já possui a plataforma implantada e hoje realiza o processo de capacitação dos profissionais da educação. 500 profissionais, entre professores, coordenadores e diretores estão sendo treinados para utilização dessa nova plataforma da Google voltada para educação. Com a nova metodologia, a Seduc terá um gerenciamento melhor das necessidades dos alunos, que serão acompanhados individualmente e em tempo real. Assim, poderão ser implementadas soluções específicas para cada caso. Com os relatórios gerenciais, a escola saberá com exatidão às necessidades de cada turma, cada aluno e isso de maneira automática, simples e rápida.

 

O próximo passo que o município está dando é o investimento de mais de R$ 3 milhões, na aquisição de 800 chromebooks (notebook moderno com autonomia de bateria de 10 horas, mais leve, mais rápido), que serão utilizados pela equipe pedagógica das escolas e tablets, que serão usados pelos alunos do fundamental II. Cerca de 3.400 alunos receberão o equipamento.

 

Para o prefeito Marcelo Oliveira, grande entusiasta da educação, a chegada dos equipamentos é uma grande transformação na vida dos alunos, “eles receberão o tablet e terão a possibilidade de usar a internet, tendo acesso aos conteúdos pedagógicos. Os tablets agora serão uma janela aberta para o futuro”, afirmou Oliveira.

 

Alunos conectados – Já foi aberto edital para o credenciamento de todas as operadoras de telefonia celular para o fornecimento de internet patrocinada, onde será cadastrado o chip do professor e do estudante e eles terão acesso ilimitado à internet para acesso da plataforma no diapositivo. “Estamos credenciando todas as operadoras, já que temos dificuldade de cobertura do sinal em algumas localidades do município” explicou Carvalho.

 

A plataforma do Google Education vem para facilitar o fluxo de ensino aprendizagem em Mata de São João, que desde o dia 17 de março teve suas aulas presenciais interrompidas em função da pandemia do COVID-19. Desde o mês de abril foram iniciadas as atividades remotas, que estão sendo realizadas e acompanhadas pela escola, sendo distribuídas de forma impressa, e também inseridas na plataforma da secretaria de educação, contudo, muitos não possuem internet ou computador o que tem dificultado a interação dos alunos x professores, daí a necessidade desse importante investimento por parte da prefeitura.