Bahia

Bahia é pioneira na testagem de COVID em toda rede estadual de ensino

A ação deve atender a 4.600 pessoas
Ascom Educação , Salvador | 25/06/2020 às 15:12
Complexo Integrado de Ipiaú
Foto: Climério Sapucaia

 

O Governo da Bahia iniciou, nesta quinta-feira (25), a testagem em massa para o novo Coronavírus (que causa a Covid -19) dos estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino nos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. A ação, pioneira no país, deve atender a 4.600 pessoas e tem o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo Coronavírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas.

 

“Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e funcionários das escolas; dos Núcleos Territoriais de Educação; e da parceria fundamental da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da Educação, além do apoio da Polícia Militar, da Universidade Estadual de Santa Cruz e dos veículos de comunicação. É mais uma decisão do governador Rui Costa, que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao destacar que as escolas serão orientadas para auxiliar os estudantes para a retirada do Cartão do SUS.

 

Os testes para o Coronavírus serão realizados conforme calendário (veja no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br), que inclui a ida de equipes em comunidades rurais. O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Samuel Rodrigues, do Colégio Polivalente de Itajuípe, em Itajuípe, foi cedo fazer o teste e falou sobre a importância da prevenção. "É muito bacana ver a escola tendo esta preocupação com a nossa saúde. Esta iniciativa também ajuda, principalmente, o município a combater o vírus. Espero que consigamos voltar às aulas na escola em breve", afirmou.

 

Para o estudante do 1º ano do Ensino Médio, Edilan Ricardo, do Colégio Estadual de Ipiaú, em Ipiaú, a realização do teste dá uma maior confiança neste momento de pandemia. "Venho tomando todas as precauções do isolamento social. Mesmo confiante de não ter o vírus, receber o resultado negativo nos dá uma segurança maior e foi uma grande oportunidade", contou.

 

A professora de História, Maria Rita Argolo, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Uruçuca, também fez o teste e falou sobre o alcance da iniciativa. 'É de suma importância que o serviço seja prestado a estudantes, professores e funcionários, para que possamos conhecer o alcance do vírus na comunidade escolar e  no município", disse.

 

Segurança -  Nas escolas estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento. O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, falou sobre os encaminhamentos em casos positivos. “As secretarias municipais estão à frente das estratégias de Saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou hospital e as famílias terão a mesma assistência", ressaltou.

 

Participação da UESC - A testagem nos municípios de Ipiaú,  Itajuípe e Uruçuca  será acompanhada, a partir desta sexta-feira (26), por professores de Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). "O objetivo é que os nossos professores acompanhem as testagens, dando todo o suporte técnico às equipes de Saúde. Também iremos realizar a coleta de dados, que serão utilizadas em pesquisas na universidade e, posteriormente, apresentadas à sociedade", explicou o reitor da UESC, Alessandro Santana.