Bahia

LAURO DE FREITAS AMPLIA FECHA RUAS PARA EVITAR EXPANSÃO DO CORONAVIRUS

A Operação de Segurança que fiscaliza o controle de circulação noturna em todo o município também segue em vigor até o próximo domingo (21)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 20/06/2020 às 10:23
Prefeitura intensifica fiscalização de medidas contra o COVID-19
Foto: Divulgação

A Força-Tarefa que fiscaliza o cumprimento das determinações da Prefeitura de Lauro de Freitas no enfrentamento ao coronavírus, intensificou ações nos bairros de Vida Nova e Centro, durante toda a semana.  Nas localidades, que passam por medidas regionalizadas, as equipes orientaram o fechamento de 118 estabelecimentos comerciais durante os quatros primeiros dias das restrições. A Operação de Segurança que fiscaliza o controle de circulação noturna em todo o município também segue em vigor até o próximo domingo (21).


No Centro da cidade, as equipes fiscalizaram 179 estabelecimentos. Destes, 72 orientados a fechar, 13 notificados e dois interditados. Dos 123 estabelecimentos fiscalizados em Vida Nova, 46 foram fechados e um interditado. A Prefeitura também montou barreiras sanitárias nos bairros para realização de teste rápido que diagnostica a Covid-19. No Centro, 25 casos positivos foram identificados entre 220 testes realizados. Em Vida Nova, 33 confirmados de 200 pessoas testadas. Abordagens veicular totalizaram 11.950 nas duas localidades.


Com cinco óbitos e 112 casos positivo, o equivalente a 10% dos casos registrados em todo o município, o Centro é um dos bairros que concentra maior índice de pessoas com a Covid 19. O bairro de Vida Nova tem 70 casos confirmados e um óbito. Nesses bairros, além do bloqueio de circulação e de funcionamento de estabelecimentos, foram realizados testes rápidos e desinfecção de vias e praças públicas.


Fiscalização noturna


Em um mês de atuação, a Operação de Segurança que fiscaliza a restrição de circulação noturna fechou 263 bares ou botecos por promoverem aglomerações. As equipes da Operação ainda encerraram quatro grandes festas planejadas em casas privadas, através de denúncias recebidas pelo 156 do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU). No total, 7.306 abordagens orientativas a pessoas e veículos foram efetuadas. A restrição de circulação chegou a reduziu em 72% o número de veículos nas ruas de Lauro de Freitas.


Balanço das medidas restritivas na Itinga


A operação das medidas regionalizadas no bairro de Itinga foi concluída no último domingo (14). Em 12 dias de restrições no bairro, equipes da Prefeitura Municipal realizaram 6.090 abordagens veicular nos bloqueios montados em vias estratégicas da localidade. Nas barreiras sanitárias foram feitos 970 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 e identificados 88 casos positivos. Dos 277 estabelecimentos comerciais fiscalizados durante a operação, 84 foram fechados e 38 notificados.


Balanço Epidemiológico


Lauro de Freitas chegou ao número de 1.164 pessoas infectadas e 27 óbitos. 256 já estão curadas, 13 continuam internadas e 868 seguem em recuperação. A Prefeitura já adotou várias medidas para diminuir a curva de contaminação e conta com a colaboração de todos para vencer a pandemia. Mantenha o distanciamento social, faça regularmente a higiene das mãos e ambiente, e use máscara sempre que precisar sair.