Bahia

Lauro de Freitas implanta bloqueio de circulação no Centro e Vida Nova

s bairros seguem a mesma medida restritiva adotada na Itinga, que vigorou até este domingo (14)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 15/06/2020 às 19:22
Lauro de Freitas implanta bloqueio de circulação no Centro e Vida Nova
Foto:

Começou a valer nesta segunda-feira (15), nos bairros do Centro e Vida Nova, as medidas regionalizadas que reforçam o distanciamento social e promovem ações de proteção à vida. Até o dia 21 deste mês, fica restringida a circulação de pessoas e automóveis nas localidades e permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais. Os bairros seguem a mesma medida restritiva adotada na Itinga, que vigorou até este domingo (14).


As medidas para enfrentamento da pandemia ainda definem: a adoção de apoio e proteção aos cidadãos; restrição de funcionamento de atividades comerciais; proibição de aglomerações em ambientes públicos e privados; e o uso obrigatório de máscaras.

 

Equipes da Força-Tarefa fiscalizam o cumprimento do decreto por parte dos estabelecimentos comerciais. Os bairros do Centro e Vida Nova fazem parte das regiões em que a Prefeitura de Lauro de Freitas identificou o descumprimento de medidas adotadas anteriormente e aumento de casos positivos e óbitos.


Para controlar a circulação no Centro, bloqueios estratégicos foram montados nas Avenidas Amarílio Thiago dos Santos e Mercado Municipal, e na Ruas Manoel Silvestre Leite e Miguel Santos Silva. Condutores de veículos que chegam até as barreiras recebem orientações dos agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). Próximo a Praça Martiniano Maia e ao lado do Pé de Oiti, a Secretaria de Saúde (SESA) montou uma barreira sanitária para realização de teste rápido que diagnostica a Covid-19. Foram distribuídas 200 senhas de atendimento nesse primeiro dia.


O serviço de desinfecção que pulveriza hipoclorito de sódio, executado por agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foi intensificado na região. No bairro de Vida Nova, duas barreiras foram implantadas ao longo da principal via da localidade, a Avenida Santo Amaro de Ipitanga, também com orientações. Estão autorizados a funcionar durante o período de restrição supermercados, panificadoras, farmácias, postos de combustível, agências bancárias, unidades de saúde e outros, conforme o Decreto nº 4.634/20, que pode ser consultado no site da Prefeitura.


Morador do Centro, Josenilsom Franco Maia aprova a medida que reforça o distanciamento social como uma das estratégias de combate ao coronavírus. “Eu acredito que as ações devem ser mais rigorosas, com mais fiscalização e punição para quem descumpre as medidas. Saindo de casa agora percebi que as ruas principais já estão bloqueadas. Acho que só assim para diminuir o fluxo de gente”, considerou. Josenilsom ainda aproveitou a barreira sanitária para realizar teste rápido da Covid-19.   


Restrição na Itinga


A operação das medidas regionalizadas no bairro de Itinga foi concluída neste domingo (14). O secretário da SETTOP, Smith Neto, avalia o período de restrição como positivo para o enfrentamento da pandemia.


“Em 12 dias da operação no bairro realizamos mais de 5.600 abordagens veicular com medição de temperatura. Nas barreiras sanitárias foram feitos 970 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, e identificamos 88 casos positivos” relatou.


Segundo Smith, as medidas regionalizadas foram extremamente necessárias porque a Itinga é o bairro do município com maior número de casos confirmados e óbitos. “Além de conseguirmos reduzir a circulação de pessoas e veículos nos locais públicos, identificamos pessoas assintomáticas que poderiam estar espalhando o vírus sem saber. Com isso tivemos uma ampliação efetiva do distanciamento social”, completou.

Dos 264 estabelecimentos fiscalizados durante a operação no bairro, 81 foram orientados a fechar e 38 notificados.