Bahia

Mata de São João: Prefeito fala com empresários sobre retomar turismo

Reuniões aconteceram hoje (10), via aplicativo Zoom Meeting. Pela manhã com os representantes da Praia do Forte e à tarde com os de Imbassaí
Prefeitura de Mata de São João , Salvador | 11/06/2020 às 11:05
Mata de São João: Prefeito conversa com empresários sobre retomada do turismo
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (10) o prefeito de Mata de São João Marcelo Oliveira conversou com empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo de Praia do Forte (pela da manhã) e de Imbassaí (à tarde). No total, cerca de 50 pessoas participaram dos dois encontros, por vídeo conferência, através do aplicativo Zoom Meeting, para debaterem sobre o processo de retomada da atividade, que pode acontecer em julho.

 

Na reunião houve uma proveitosa troca de informações e idéias. Todas as partes contribuíram significativas para traçar as medidas a serem adotadas pelo poder público, referentes aos serviços turísticos. Para que ocorram na hora certa e de forma eficiente e segura para os turistas, os trabalhadores e os empresários.

 

O prefeito deixou clara a intenção de liberar, em julho, algumas atividades comerciais e turísticas no município, que estão suspensas através de decretos. Entre elas o funcionamento dos hotéis com mais de 50 funcionários. O objetivo é fazer com que o segmento possa voltar à normalidade gradativamente, seguindo normas e protocolos de segurança.

 

O gestor ressalta a necessidade de retomar a economia e aponta que os acontecimentos se encaminham para que isso aconteça. Porém, pondera tratar-se de uma decisão a ser estudada com muita responsabilidade e cautela e que tudo depende da curva de contágio no município durante essas três próximas semanas.

 

“As atividades comerciais são essenciais para a nossa sobrevivência e precisam voltar. Precisamos nos adaptar a essa realidade. Mas é preciso ter a segurança de que os visitantes não serão contaminados aqui e nem vão trazer o vírus para o nosso Litoral, onde graças a Deus não há casos de infecção pelo COVID-19”, explica Marcelo Oliveira.

 

“Depende também de como as coisas vãos se encaminham nos âmbitos regional, nacional e internacional”, diz o prefeito. Ele conta que a Prefeitura, junto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), está montando um plano de retomada, com todos os protocolos para o funcionamento de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, loja, além dos comércios e dos serviços de trabalhadores autônomos.

 

O documento, que está sendo construídos pelo COMTUR, é baseado em outros protocolos de grupos empresariais, de empresas governamentais e de instituições de classe, ligadas ao turismo e à saúde. Na reunião do grupo da Praia do Forte, os diretores do Costa do Sauípe Resort e do Tivoli Resort, Flávio Monteiro e João Eça, colocaram os protocolos de retomada das atividades das duas corporações à disposição.

 

O presidente da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte), Vitror Hugo Knack, pontuou que no processo de retomada é importante dar mais atenção ao ordenamento da Vila. Já a empresária Rosa Brandão alertou quanto à capacidade de carga, para ter um controle melhor dos visitantes no novo cenário que o destino vai encarar.