Bahia

População da Itinga aprova restrição de circulação iniciada no bairro

A prefeita Moema Gramacho acompanhou de perto o primeiro dia de restrições e deu mais detalhes sobre a ação
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 03/06/2020 às 21:23
População da Itinga aprova restrição de circulação iniciada no bairro nesta quarta-feira (3)
Foto: Divulgação

A restrição da circulação de pessoas e automóveis na Itinga, determinada em decreto de número 4.629, publicado pela Prefeitura de Lauro de Freitas para diminuir a proliferação do coronavírus, iniciada na manhã desta quarta-feira (3), foi bem recebida pelos moradores do bairro. A Itinga concentra a maioria dos casos da Covid-19 do município, cerca de 30% dos contaminados e metade das mortes provocadas pela doença, que já chegam a 13.


“Vim na rua porque precisei ir ao médico e no banco, porém acho esse bloqueio importante porque algumas pessoas não estão respeitando ainda as medidas da Prefeitura. Tem que ter mais rigidez mesmo, para que o povo entenda que ficar em casa é a melhor solução nesse momento”. O relato é de Poliana Nascimento da Silva, moradora do bairro.


A prefeita Moema Gramacho acompanhou de perto o primeiro dia de restrições e deu mais detalhes sobre a ação. “Precisamos adotar esta medida para conter o aumento no número de moradores da Itinga contaminados e de mortes, perdas terríveis para as famílias e para nós. Também vamos atuar nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, que são muitos aqui. Nestes locais as pessoas têm se comportado como se nada estivesse acontecendo. É preciso a população se conscientizar que nossa principal arma contra este vírus é o isolamento social”.


A fiscalização é realizada por meio de quatro barreiras montadas em pontos estratégicos do bairro e conta com equipes de incursão, que averiguam se há algum estabelecimento comercial não essencial funcionando, o que é proibido pelo decreto. Também são observados se aqueles autorizados a funcionar estão cumprindo as medidas de prevenção. Quem for abordado deve apresentar comprovação de residência e da necessidade do deslocamento.


Nas barreiras, equipes fazem a medição da temperatura dos moradores. Quem apresenta temperatura acima do normal é orientado a procurar a equipe de profissionais de saúde para receber orientação. Além do bloqueio, áreas públicas receberam a desinfecção, que é feita por servidores da SESP com a pulverização de hipoclorito de sódio. Agentes de endemias também intensificaram o combate ao mosquito da dengue.


Antônio Bahia mora na Itinga há mais de 20 anos e não só apoiou a medida, como sugeriu restrições mais severas. “Acho que deveria parar tudo por uma semana, para o povo não estar na rua. Sei que algumas coisas não podem fechar, como farmácia, mercado, padaria e açougue. Só estou na rua porque estou trabalhando de segurança”.


Estão autorizados a funcionar apenas estabelecimentos comerciais essenciais. Além dos citados pelo morador, estão liberados postos de combustível, agências bancárias e lotéricas, unidades de saúde humana ou animal, de urgência e emergência, serviços públicos essenciais, funerárias, segurança privada, imprensa, telecomunicações, logística e transporte de alimentos e medicamentos. Segue suspensa a atividade de vendedores ambulantes. Neste primeiro dia de restrição, oito estabelecimentos foram fechados por não constarem na relação de essenciais.

 

Balanço positivo


De acordo com o secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Smith Neto, apesar de ser o primeiro dia da restrição, já é possível observar resultados positivos. “Neste primeiro momento, já observamos que as pessoas estão aos poucos se conscientizando. Neste horário aqui, entre 11h e 13h, a gente já percebe um número menor de veículos circulando e de pessoas nas ruas”.


Além das barreiras e incursões pelas ruas e avenidas do bairro, as equipes também estão realizando um trabalho de conscientização voltado aos usuários do transporte coletivo. Alguns veículos estão sendo abordados, para verificar se a determinação do uso de máscaras está sendo cumprida. Nesta quarta-feira (3), apenas um passageiro não estava usando o equipamento de proteção individual.