Bahia

Lauro: Restrição de circulação reduziu em 72% os veículos nas ruas

Lauro: Restrição de circulação reduziu em 72% o número de veículos nas ruas de Lauro de Freitas
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 25/05/2020 às 17:56
Restrição de circulação reduziu em 72% os veículos nas ruas de Lauro de Freitas
Foto: Danilo Magalhães
Os moradores de Lauro de Freitas estão se conscientizando da importância do distanciamento social no combate ao coronavírus. É o que mostram os números da primeira etapa de fiscalização do cumprimento do decreto municipal 4.623, que restringe a circulação no município das 20h às 5h do dia seguinte. De acordo com o monitoramento realizado pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) o número de veículos circulando neste horário apresentou uma queda de 72%.

Entre os dias 15 e 24, primeiros dez dias das restrições, de acordo com os radares instalados nas principais vias do município, 34.673 veículos circularam entre as 20h e 5h. No período compreendido entre 5/5 e 14/5, antes da implementação da medida, o número foi de 126.352. Dos condutores abordados nas barreiras montadas pela SETTOP na Estrada do Coco, a maioria, cerca de 57%, não residia em Lauro de Freitas, e foram orientados a utilizar a Via Metropolitana.

De acordo com o secretário da SETTOP, Smith Neto, a redução também está sendo verificada em regiões mais afastadas das principais vias do município.   “Nas incursões realizadas pelas nossas equipes, compostas por servidores da Prefeitura e das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, no interior dos bairros, o número de veículos circulando também é muito baixo. Nestes casos, a maioria das abordagens tem sido feitas a pedestres”.

Durante os primeiros dez dias de restrição, prorrogada pela Prefeitura até o dia 31 de maio, 1.040 pessoas foram abordadas em praças e estabelecimentos comerciais, um número baixo, quando se analisa o comportamento dos moradores de Lauro de Freitas antes da restrição, especialmente daqueles que residem nos bairros mais populosos. Durante a operação, 170 bares foram fechados, e seus proprietários autuados por não cumprimento ao decreto.

Parte das abordagens foi realizada durante a apuração de denúncias recebidas pela Centro Integrado de Monitoramento Urbano (CIMU), 94 delas referentes a emissões sonoras. Graças a estas informações, as equipes conseguiram interromper três festas em residências nos bairros de Portão, Ipitanga e Vilas do Atlântico, nos dias 17 e 24. As pessoas que participavam dos eventos foram encaminhadas à delegacia para registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Além da fiscalização noturna, estamos realizando desde o início da pandemia, ações durante o dia para verificar o cumprimento das medidas de prevenção por parte de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar. Estas ações também serão intensificadas, principalmente nesta semana de feriados antecipados. Priorizamos sempre uma abordagem educativa, orientando as pessoas, mas infelizmente, em alguns precisamos ser mais rígidos,” destacou a prefeita Moema Gramacho.