Bahia

Mata de São João: Barreiras sanitárias vão aferir temperaturas

Equipes com guardas municipais e técnicos de enfermagem atuarão em pontos estratégicos do município, para orientar sobre filas e aglomerações de pessoas
Prefeitura de Mata de São João , Salvador | 05/05/2020 às 18:54
Termômetros
Foto: Divulgação

Mais uma importante ação de prevenção e combate ao Coronavírus começa a vigorar partir de amanhã (6) em Mata de São João. Seis equipes, compostas de dois guardas municipais e um técnico de enfermagem, farão barreiras sanitárias em pontos estratégicos da Sede e do Litoral, para aferirem temperaturas e orientar a população em filas e aglomerações de pessoas, sobretudo em bancos e casas lotéricas.

A ação orientará as pessoas a usarem máscaras, a respeitarem as distâncias recomendadas e a evitarem aglomerações. O objetivo é proteger a saúde das pessoas e evitar que o vírus se espalhe entre a população. Os profissionais da Prefeitura estarão devidamente protegidos e não terão contato com as pessoas, uma vez que os termômetros infravermelhos fazem uma medição rápida sem necessidade de contatos.

“Abordaremos as pessoas na rua, em pontos estratégicos, garantindo o afastamento social de 1,5 metros. Fiscalizaremos também o uso obrigatório de máscara facial, tanto do cidadão, quanto dos estabelecimentos comerciais, que, se flagrados com clientes em seu interior sem máscara, serão multados”, alerta o prefeito Marcelo Oliveira. 

“A ação pode parecer inconveniente para algumas pessoas, mas é extremamente necessária para proteger a saúde, a vida, dos matenses”, garante o prefeito. Já criamos uma série de medidas para garantir o isolamento social e a prevenção ao avanço da doença em nosso município", assegura Marcelo Oliveira. 

  De acordo com a secretária de Saúde de Mata de São João, Tatiane Rebouças, quem apresentar temperaturas acima de 37,8 graus Celsius será direcionado ao posto do Programa Saúde da Família (PSF) mais próximo. Lá, passará por uma avaliação médica.

“Os paciente que apresentarem outros sintomas do COVID-19, serão submetido a testes e entrarão em isolamento social imediatamente”, explica Rebouças. “Mas se a avaliação médica descartar qualquer possibilidade de doença, a pessoa é liberada”, diz a secretária.

Locais das blitz - As equipes da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde se revezarão em 10 pontos fixos, na Sede e no Litoral, das 8h Às 16h, e circularão por outros pontos do município. Na sede, os locais estratégicos serão a Casa Lotérica, o Banco do Brasil e o Centro de Abastecimento.

  Na Praia do Forte haverá uma equipe fixa no Pórtico de entrada, outra se revezando entre a agência da Caixa Econômica Federal e a Casa Lotérica. No final de semana, haverá Barreira por pontos da Vila. Já em Imbassaí, o monitoramento será feito na entrada da localidade. A ação também será realizada esporadicamente em outras localidades, como Açuzinho, Açu da Torre e Malhadas.