Bahia

Itacaré recebe nova etapa das obras de restauração da Igreja Matriz

As obras foram entregues na noite da última sexta-feira
Ed Camargo , Itacaré | 10/02/2020 às 14:32
Itacaré recebe mais uma etapa das obras de restauração da Igreja Matriz
Foto: divulgação
Considerada como um patrimônio histórico, artístico e cultural de Itacaré, a Igreja de São Miguel Arcanjo passou por mais uma etapa de restauração. Realizada pela Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e da comunidade, através da campanha “A Fé Restaurada”, a igreja histórica passou pelas obras de recuperação de todo o forro, recuperada a pintura de mais de 200 anos, recuperação do gradil de madeira do coro feito em madeira jacarandá, recuperação do batistério, dentre vários outros serviços. Tudo acompanhado pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
As obras foram entregues na noite da última sexta-feira, durante uma missa solene celebrada pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli, e que contou com a participação do prefeito Antônio de Anízio, do vice-prefeito Genilson Souza, do presidente da Câmara de Vereadores, Lenoildo Ribeiro (Canelinha), dos representantes do IPAC e de centenas de fiéis. Durante a celebração foram mostradas fotografias de cada etapa da restauração e destacadas as campanhas e apoios para que a reforma se tornasse realidade, devolvendo a cidade um patrimônio que completa 288 anos de história.
Durante a celebração foi apresentado também o projeto do Museu de Itacaré, que deverá funcionar dentro da própria igreja e contará não somente com imagens sacras centenárias, mas também com móveis, objetos, fotografias e documentários que contarão a história do município. O prefeito Antônio de Anízio se comprometeu em colaborar também com a reforma do patrimônio histórico, juntamente com deputados estaduais e federais que anunciaram o apoio, através de emendas parlamentares, para contribuir com o resgate da história de Itacaré.
Na solenidade de entrega a coordenadora do projeto de reforma, Graça Barbosa, e o padre Ednaldo Cardoso falaram a contribuição de cada com a restauração da igreja, destacando o fundamental apoio da Prefeitura e do Ipac na concretização desse sonho. E a cada etapa da reforma era feita uma nova descoberta. Uma pintura artística de aproximadamente 200 anos foi descoberta na igreja de São Miguel Arcanjo durante a realização das obras de restauração. A arte secular estava de baixo do forro de madeira do telhado da igreja, coberta por inúmeras camadas de tinta.
Por ser um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), uma equipe da Diretoria de Projetos, Restauro e Obras (Dipro) do instituto foi acionada e realizou uma avaliação da pintura encontrada. Desde então, a equipe de restauradores locais recebeu um reforço dos profissionais do IPAC nas obras de decapagem (remoção de camadas) no intuito de revelar a antiga pintura e recuperar toda sua beleza e características originais.
Pertencente à Diocese de Ilhéus, a Igreja Matriz de São Miguel foi fundada em 1723 pelos Jesuítas. A igreja é umas das mais antigas da região, mas precisa ser restaurada. Em 2016 foi realizada a primeira etapa da campanha de restauro, com a recuperação dos altares. A campanha contou com a participação de turistas, da Prefeitura e da comunidade.
HISTÓRIA - Por volta do ano de 1720, o Jesuíta Luís da Grã ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a localidade com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro. Com quase 300 anos a igreja de Itacaré, cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, dispõe de oratório rococó, com imagens de São Miguel, São Sebastião, Santo Antônio e Senhor dos Passos. Em alvenaria mista, a edificação tem capela-mor com sacristia, andar superior com coro, galeria e sala do consistório.