Bahia

Itacaré: Festa de Iemanjá reúne terreiros e milhares de fiéis

Durante todo o dia fiéis se reuniram na orla e nos terreiros para entregar os presentes para a rainha das águas
Ed Camargo , Itacaré | 03/02/2020 às 13:34
Festa de Iemanjá em Itacaré
Foto: divulgação
Terreiros de diversos bairros e distritos de Itacaré, além de fiéis e simpatizantes de diversas partes do mundo se reuniram neste domingo, na orla da cidade, para saudar Iemanjá, numa mistura de fé, devoção e gratidão à Rainha das Águas. A festa de Iemanjá, que já faz parte do calendário turístico da cidade e da tradição do povo de Itacaré, chamou a atenção pela união e organização e pela alegria dos fiéis para homenagear um dos maiores símbolos das religiões de matriz africana. 
Realizado pelos terreiros de candomblé, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, a tradicional festa de Iemanjá contou com apresentações culturais, cortejos, música, capoeira, samba de roda e a tradicional procissão nas águas para a entrega das oferendas. Os festejos começaram logo cedo, às 5 horas da manhã, com a tradicional alvorada. Durante todo o dia fiéis se reuniram na orla e nos terreiros para entregar os presentes para a rainha das águas.
Já na parte da tarde a concentração aconteceu por volta das 14h30min, quando os terreiros se reuniram na Praça do Fórum, seguindo às 15 horas com o cortejo terrestre. Às 16 horas foram realizadas atividades culturais depois foi a vez da saída do cortejo náutico. Enquanto os presentes eram entregues para Iemanjá, na orla os fiéis, simpatizantes e turistas faziam a festa com os shows com o grupo É do Samba e logo depois cantora Ronara Criola
Considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada, Iemanjá é um dos orixás mas seguidos, reverenciados e respeitados pelos adeptos da religião africana. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.