Bahia

Ilhéus: Carro fumacê reforça combate ao Aedes aegypti

O objetivo é eliminar os mosquitos adultos e reduzir a proliferação das doenças
Secom Ilhéus , Ilhéus | 30/01/2020 às 11:08
Carro fumacê
Foto: divulgação
A Prefeitura de Ilhéus intensifica diariamente as ações de combate ao Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, com a circulação do carro fumacê. O veículo percorre diversas localidades do município, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 8h. O veículo, dispersa o inseticida, que em suspensão no ar, promove o efeito de combate ao mosquito. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos e reduzir a proliferação das doenças.
A equipe de Ultra Baixo Volume (UBV), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza a ação e solicita que os moradores abram portas e janelas durante a passagem do carro, contudo, eles devem tampar os recipientes que contenham água e alimentos e cobrir aquários e gaiolas.
Para a dona de casa Neide Sueli Souza, moradora do bairro Iguape, zona norte da cidade, a ação auxilia no controle dos níveis de infestação do mosquito. “Esse trabalho é importante para o nosso bairro. O que a Prefeitura está fazendo é maravilhoso, uma ação positiva para todos nós”, destacou.
A aplicação de inseticida é preconizada pelo Ministério da Saúde e visa controlar os surtos ou epidemias das arboviroses. Todavia, a população também deve contribuir cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.
Os bairros Alto do Carvalho; Iguape; e Alto Soledade foram localidades da zona Norte atendidas pela ação nesta semana. Na zona Sul, o carro já percorreu os bairros São Francisco; Ilhéus II e Sol e Mar; e Nelson Costa.

 

Cronograma do carro fumacê

 

Itinerário UBV/Zona Norte

30/01 – Esperança

31/01 – Jardim Savóia

01/02 – Novo Ilhéus

02/02 – Fundão

 

Itinerário UBV/Centro

01/02 – Centro

 

Itinerário UBV/Zona Sul

30/01 – Pontal e Nova Brasília

31/01 – Sapetinga