Bahia

MORRE PROFESSOR JOSÉ LAFAYETE COUTINHO UM HISTORIADOR DE SERRINHA

Sepultamento será às 16h, em Serrinha
Tasso Franco , Salvador | 08/01/2020 às 10:54
José Lafayete Coutinho
Foto:
   Morreu no Hospital da Bahia, em Salvador, e será sepultado nesta quarta-feira, 8, em Serrinha, às 16h o professor José Lafayete Coutinho de tradicional familia serrinhense sobrinho do velho Coutinho fundador da primeira igreja evangélica da Serra e autor do cisma católico serrinhense. Parente nosso por parte de minha avó materna Rosa de Lima Coutinho.

   Lafayete começou a vida profissional n'O Serrinhense  a tipografia e livraria de meu pai, Bráulio Franco, que foi uma das escolas profissionais da Serra nessa arte. Ele e o irmão Lilito durante muitos anos trabalharam como gráficos (antes chamados de tipógrafos) componedores e impressores, e Lafayete, nos anos 1980, quando meu pai se aposentou fez um acordo com ele e passou O Serrinhense para sua direção, onde já era gerente da oficina.

   Por lá passaram vários gráficos de Serrinha, hoje, empresários, e Lafayete também se formou e tornou-se professor do Colégio Estadual Rubem Nogueira. Era um apaixonado por Serrinha e grande conhecedor de sua história. Quando escevi alguns livros sobre Serrinha era uma das minhas fontes de informações. A última vez que estive com ele foi no Encontro dos Amigos de Serrinha, em 2017. 

   Andou um tempo morando em Salvador, mas, voltou para Serrinha alugou sua casa ao lado do estádio e foi morar na cidade Nova. Casado deixa uma filha. Era também um empreendedor-sonhador e achava que um dia Serrinha poderia ser um pólo industrial. Chegou a investir numa fábrica de farinha no interior do município. Estudioso, deixou algumas obras sobre o município, publicadas domesticamente. 

   Figura humana admirável, sem inimigos, correligionário do pesedismo de André Negreiros Falcão e depois Plínio Carneiro, nunca entrou na política partidariamente, mas, adorava conversar sobre a política serrinhense. Onem, partir para outra esfera espiritual. (TF)