Bahia

Treinamento de emergência mobiliza moradores em Camaçari

O objetivo do treinamento é preparar os moradores para agir com segurança em uma eventual situação de emergência
Companhia Comunicação , Camaçari | 20/11/2019 às 08:48
Treinamento de emergência mobiliza moradores em Camaçari
Foto: divulgação
Moradores do bairro Alto da Cruz, em Camaçari participam, nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, a partir das 9 horas, do segundo treinamento de emergência previsto  para este ano pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) em áreas vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. O simulado conta com a coordenação da Defesa Civil do município e acontece como parte das ações do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Complexo Industrial.
O objetivo do treinamento é preparar os moradores para agir com segurança em uma eventual situação de emergência que requeira o deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um local seguro.  Para definição  e planejamento das ações previstas para o simulado na comunidade, foi realizado um intenso trabalho preparatório, que incluiu uma simulação  prévia, de caráter conceitual,  no dia 23 de outubro, com todos os parceiros envolvidos. Além disso, foi realizado um treinamento específico junto aos alunos da Escola José de Freitas Mascarenhas, que também vão  participar do simulado.
A expectativa, segundo Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, é de “um entrosamento melhor entre os participantes, em função do que foi observado na simulação prévia (simulado de mesa)”. Ele explica que assim que forem acionadas as sirenes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os moradores do Alto da Cruz serão orientados a seguir as instruções da Defesa Civil, para que se desloquem para o ponto de encontro seguro.
Além da coordenação da Defesa Civil, o simulado em Camaçari contará com o apoio de voluntários do NUDEC -  Núcleo de Defesa Comunitária, Conselho Comunitário Consultivo do Polo, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Educação, Polícia Militar, empresas do Polo, dentre outros parceiros.