Bahia

Lauro:Embasa garante que rompimento no Capelão não afeta abastecimento

Técnicos da Embasa estão no local recuperando os estragos e garantem que esse incidente não muda o cronograma de retomada do abastecimento
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 25/10/2019 às 12:59
Embasa garante que rompimento no Capelão não afeta abastecimento
Foto: Rafael Magno
O rompimento, no início da noite desta quinta-feira(24), de mais um trecho da rede distribuidora da Embasa, no bairro do Capelão, em Lauro de Freitas, colocou equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) em alerta para monitorar e orientar o tráfego na região. Técnicos da Embasa estão no local recuperando os estragos e garantem que esse incidente não muda o cronograma de retomada do abastecimento de água no município.
Este é o quinto ponto da rede que rompe no bairro. Outros quatro pontos já haviam rompido desde a última segunda-feira (21). O trabalho de recuperação da rede e da pista já foram finalizados em três locais. No trecho mais danificado, próximo ao conjunto do MCMV, a Embasa liberou ao trânsito de pedestre e moto na calçada depois de reforçar a estrutura. As obras na pista envolvem contenção de encostas e devem demorar mais tempo.
REUNIÃO – Um pouco antes do rompimento de novo trecho do Capelão, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, se reuniu com representantes da Embasa para atualizar a situação da recuperação dos trechos afetados e o restabelecimento do abastecimento de água no município.
Durante o encontro, no Centro Administrativo de Lauro de Freitas, o superintendente da Embasa, César Requião, pediu desculpas à população e ressaltou que o órgão está trabalhando diuturnamente para que tudo volte à normalidade. Moema pediu compreensão aos laurofreitenses e enfatizou que a Prefeitura está tomando todas as providências para resolver os problemas ocasionados pelo incidente.
O fornecimento de água, interrompido em algumas localidades, já está sendo restabelecido gradativamente. Em até 48h deverá está normalizado em todas as regiões afetadas. A Embasa está priorizando o restabelecimento do fornecimento de água nas unidades de saúde e nas escolas. Caso alguma residência continue com a falta d'água após o prazo de 48h, o morador deve entrar em contato com a Embasa através do número 08000555195. Os secretários Olinto Borri (Settop) e Cesar Sampaio (Seinfra) também participaram da reunião.

O rompimento

Para sanar os danos causados pelo rompimentos da tubulação, a Embasa junto com a Prefeitura está realizando manobras para normalização, como redução da vazão de água e utilização do R23, reservatório que está em fase de pré-operação, para ampliação do fornecimento de água no município.
Além disso, as vias afetadas estão passando por recuperação para que a população possa utilizar sem restrições. As vias do Capelão (próximo ao campo de futebol), a via que liga Capelão ao Parque São Paulo e a via localizada atrás do Cemitério de Areia Branca já tiveram os dutos recuperados e estão em fase de preparação para pavimentação. Apenas a Rua Dois de Julho, está em fase de recuperação com acesso liberado apenas para pedestres e motocicletas.
A Prefeitura está acompanhando todo trabalho realizado pela Embasa e a prefeita reforça que a Embasa está cumprindo seu papel, trabalhando para que o município volte a sua normalidade.