Bahia

Dia D de Vacinação contra sarampo mobiliza Lauro de Freitas no sábado

Acontece em Lauro de Freitas, dia 19
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/10/2019 às 18:27
Sábado, 19
Foto:


O Dia D da Campanha de Vacinação contra Sarampo acontece neste sábado (19) em todo o território nacional. Em Lauro de Freitas, todas as Unidades de Saúde vão estar abertas das 8h às 17h. Nesta primeira etapa serão vacinadas crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos. Os pais que não puderem levar os seus filhos neste sábado terão até o dia 25/10 para vaciná-los.

A superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Regina Coeli, explica que a vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. “O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose”, alerta.

Há contraindicação para bebês com menos de 6 meses.  “A orientação para pais de bebês menores de seis meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização e ventilação adequadas de ambientes e, sobretudo, que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença”, informa. 

Outros públicos

Entre 18 e 30 de novembro acontecerá a segunda fase da campanha, focada em jovens de 20 a 29 anos. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

Até o momento nenhum caso de sarampo foi confirmado em Lauro de Freitas. No segundo semestre deste ano, quando a Bahia registrou um número alto de pessoas com a doença, a SESA intensificou as ações para reforço das imunizações. Doses extras da vacina foram distribuídas nas USFs do município destinada a todas as faixas etárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde.