Bahia

Oito toneladas de óleo foram retiradas das praias de Lauro de Freitas

Com informações da Ascom PMLF
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2019 às 19:35
Limpeza das praias em Vilas do Atlântico
Foto: Edgard Copque

As equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos (SESP) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas retiraram, até a manhã desta quinta-feira (17), cerca de oito toneladas de óleo das praias de Vilas do Atlântico e Ipitanga. A maior quantidade de manchas foi registrada nesta quarta-feira (16), em Vilas, quando o volume chegou a assustar banhistas e pescadores. Às 13 horas os resíduos já haviam sido retirados.

No início da manhã desta quinta-feira (17) as equipes coletaram óleo na divisa entre as praias de Vilas e Ipitanga, no entanto em pouquíssima quantidade. Às 6h da manhã, com a maré ainda cheia, já havia equipes nas praias, recolhendo as pelotas nas areias. O trabalho conta com 60 pessoas, responsáveis pelo monitoramento e recolhimento do material.  

O armazenamento é feito em big bags disponibilizados pelo Governo do Estado e segue as orientações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). A Prefeitura também tem orientado voluntários para o correto acondicionamento do material coletado.

PESCADORES - Em reunião com pescadores realizada no início da tarde desta quarta-feira (16) na Colônia Z 57, na Praia de Buraquinho, a prefeita Moema Gramacho, solicitou aos pescadores que informem à Prefeitura caso apareçam peixes ou crustáceos com suspeita de contaminação, ou se identificarem manchas de óleo no mar.

A prefeita informou ainda que caso a situação se agrave e a pesca precise ser suspensa, a Prefeitura solicitará ao Governo Federal a liberação de recursos para os profissionais que vivem da pesca, algo parecido com o seguro defeso.