Bahia

SEMANA DOS IDOSOS fecha com chave de ouro e baile em Feira de Santana

Com informações da Secom FSA
Da Redação , Salvador | 04/10/2019 às 19:33
Baile dos idosos no SESC FEIRA
Foto: SECOM
Maria, Geraldo, Zilda, Sérgio, Tereza, Heloísa, Anacleto, Terezinha têm em comum a idade – todos passaram dos 80, e o gosto pela música, a boa dança. Eles e muito mais de uma centenas de idosos gastaram energia no baile que encerrou a XVII Semana do Idoso.

E foi uma festa das mais democráticas. Foram vistos casais, mulher dançando com mulher – que no sertão é chamado de bater mocotó, e muitas pessoas dançando sozinhas. Talvez fantasiando estar rodopiando com alguém do passado.

Bolerões, pisadinha, sertanejo e muito forró foram os ritmos que animaram centenas de idosos no baile, realizado na tarde desta sexta-feira, 4, no ginásio de esportes do Sesc, no Tomba. As comemorações foram iniciadas no dia 1º.

Participaram idosos de várias entidades sociais que desenvolvem atividades para melhorar a qualidade de vida deste segmento social, como o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, Isa e Almerinda, UATI, SCVF, entre outros.

Dona Maria Lúcia, há um ano cadeirante, também caiu na dança



Para estes senhores e senhoras, dançar é ter alegria. Como dona Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira, há um ano cadeirante. “Adoro dançar”, afirmou emocionada. A filha Antônia a segurava pela mão e, assim, animadamente davam volta no salão.

Dona Anacleta da Cunha, 86, e dona Zilda dos Santos, 84, dançaram vários boleros. Ambas afirmaram que sempre gostaram de dançar. “A festa, a música, deixam a gente muito feliz, contente e não se cansa”.

Já passando dos 80, dona Heloisa Mendes diz que não é porque chegou à velhice que não mais vai dançar. “Nunca vou perder um baile deste”. É uma das idosas mais festeiras da cidade. “Onde tem música eu estou lá”.

Dona Teresinha dos Santos, 82, não parou de dançar mais do que cinco minutos. “Como não tem cavalheiro, a gente dança sozinha mesmo”. Ela é uma das alunas do curso de teatro oferecido pelo município no Centro de Cultura Maestro Miro.

A presidente do Conselho do Idoso, Cacilda Miranda, considerou positiva as comemorações realizadas nesta semana. “Foi uma celebração em espaços alternativos e os idosos participaram ativamente das atividades. Isto foi muito importante”. O baile foi animado pelo cantor Valdômio.