Bahia

FEIRA 186 ANOS: Cantando nas escadarias do Paço homenagem a princesa

Belíssima homenagem dos estudantes da Escola João Paulo I
Da Redação , Salvador | 19/09/2019 às 18:05
Belíssima homenagem
Foto: José Barreto
Alunos do 3º Ano da Escola João Paulo I presentearam Feira de Santana com amor e música na tarde desta quarta-feira, 18, dia em que ela completou 186 anos de emancipação. Cantando na escadaria da Prefeitura Municipal pelo sétimo ano consecutivo, cerca de 150 crianças demonstraram um pouco do que sentem pela cidade.

“Estou muito feliz e honrada por homenagear este município que amo!”, disse Ellen Vieira. A estudante e seus colegas cantaram juntos o Hino à Feira, de Georgina Erismann; “Todos os caminhos levam à Feira de Santana”, de Carlos Pitta; e “Brasil Feirense”, de Célia Zaiin, sendo acompanhados pelo músico Pititiu, que tocou violão. Por uma cidade mais pacífica, os alunos também cantaram “A Paz”, do grupo Roupa Nova.

O momento teve ainda teatro. Ana Morena e Davi Corbacho interpretaram o casal Ana Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo, grandes personalidades da história feirense. Ana Morena desejou que o município “seja melhor, sem drogas, sem violência e cheio de coisas boas”. Já Davi declarou ter sido muito especial para ele “interpretar uma pessoa tão importante para a história de Feira de Santana”.

A mãe Valéria Corbacho aprovou a ação da Escola João Paulo I. “Temos que aprender a história do lugar onde vivemos. Temos que nos apropriar do que ocorreu e do que ocorre na nossa cidade para fazermos ela cada vez mais próspera para todos que aqui vivem”, completou. A apresentação na Prefeitura Municipal, que teve a presença e elogios do secretário de Governo, Paulo Aquino, integra o projeto “Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre”, desenvolvido pela instituição de ensino, pioneira em mostrar, de modo mais elaborado, às suas crianças, aspectos relevantes sobre Feira de Santana, tais como economia e cultura.

Desde o começo do ano letivo, professores do 3º Ano, por meio de reflexões e vivências, trabalham o município através de uma contextualização histórica repleta de ludicidade. Durante o “Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre”, os estudantes, com auxílio das suas famílias, também biografam pessoas que contribuem para o bem da cidade. A apresentação na Prefeitura Municipal inicia a etapa do projeto denominada de “Expedição Histórica”, que tem sequência nos próximos dias com o seguinte roteiro: Museu Casa do Sertão; piquenique no Parque da Lagoa; Casarão Fróes da Motta; tour histórico pelo centro da cidade com paradas programadas em locais como o Estádio Joia da Princesa e o Centro de Cultura Maestro Miro; e finaliza nos distritos Tiquaruçu e Humildes.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Karine Oliveira, destacou os objetivos do projeto. “Fazer os alunos entenderem que um povo sem memória é um povo sem identidade, possibilitar que eles conheçam mais a Princesinha do Sertão, fazer eles participarem da história feirense e terem orgulho de Feira de Santana”, afirmou.