Bahia

Lauro: Blitz educativa abre Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é celebrada de 18 a 25 de setembro
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 18/09/2019 às 18:53
Blitz educativa
Foto: Edgard Copque
A Semana Nacional do Trânsito em Lauro de Freitas teve início com uma blitz educativa. Realizada pela Secretaria de Transito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), nesta quarta-feira (18), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran e Guarda Municipal, a atividade parou veículos que passavam pela Base Operacional, na Avenida Santos Dumont, para atividades de conscientização e vistoria de documentos.
Os condutores eram direcionados a um ônibus utilizado como cinema pela PRF onde além de assistir vídeos educativos recebiam panfletos informativos e eram atualizados sobre os índices de morte e acidentes no trânsito e principais fatores responsáveis por provocar acidentes. De acordo com pesquisas de 2017, cerca de 100 pessoas morrem por dia no Brasil vítimas de acidentes. Atualmente o fator mais alarmante é o uso do celular pelo condutor, conforme explicou Ilde Rocha, da PRF.
Após o Cine da PRF e a vistoria dos documentos, os condutores eram submetidos ao teste de alcoolemia, popularmente conhecido como “teste do bafômetro”. Marcio Santos, coordenador estadual de fiscalização do Detran, explica que caso houvesse alguma irregularidade com o veículo e/ou condutor, ele seria autuado como previsto na legislação do trânsito, mas não haveria remoção do veículo, dando a oportunidade ao condutor da regularização, já que o teor da atividade é educativa e não punitiva.
Para o condutor Robert Le François “a ação é excelente e deveria acontecer mais vezes. Essa parada educa, mas é simbólica. Para que o povo se conscientize é necessário lotarmos salas de cinema em todo o país”.
A atividade também contou com a presença de membros da Comissão de Direitos do Trânsito da Ordem dos Advogados da Bahia, que durante a Semana Nacional de Transito acompanham ações educativas realizadas no Estado. “Essa semana faz parte do calendário da OAB. A educação é a única solução. mesmo que a médio e longo prazo. para diminuir definitivamente os acidentes de trânsito e termos cidadãos mais conscientes”, destacou o presidente da Comissão, Danilo Costa.
A Semana Nacional de Trânsito é celebrada de 18 a 25 de setembro e, de acordo com a diretora de Educação para o Trânsito, Helena Santos, além da blitz serão realizadas outras atividades neste período, como palestras em escolas e órgão públicos.