Bahia

Lauro: Prefeitura entrega posto no Tarumã e amplia Saúde da Família

Prefeitura entrega posto no Tarumã e amplia para 72% a cobertura da Saúde da Família em Lauro de Freitas
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 04/07/2019 às 18:07
Lauro: Prefeitura entrega posto no Tarumã e amplia Saúde da Família
Foto: divulgação
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregou na manhã desta quinta-feira (4) a Unidade de Saúde da Família (USF) do loteamento Tarumã, no bairro da Itinga. Com a inauguração deste equipamento, o município passa a ter 72% de seu território coberto pela rede de Atenção Básica.  De acordo com a gestora, a meta é atingir 100% de cobertura com a implantação de mais duas unidades ainda neste segundo semestre do ano.
Para a prefeita foi dupla comemoração. “Hoje comemoro meu nascimento, mas quem ganha o presente é  o povo de Lauro de Freitas. Temos feito tudo o que podemos e estamos buscando ainda mais. Até o final de julho entregaremos o Pronto Atendimento do Centro e com isso remodelaremos o Nelson Barros para se tornar um Centro de Saúde do Trabalhador e USF com sala de curativos. Também estamos finalizando a USF da Chácara Taiti”, contou.
Com recursos captados em 2010, durante a segunda gestão de Moema a frente do executivo de Lauro de Freitas, a USF do Tarumã conta com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal e uma equipe com 13 agentes comunitários, além de um núcleo ampliado de saúde da família com psicólogo, nutricionista, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
“As equipes especializadas atenderão gestantes com consultas pré-natal, puericultura, hipertensos, diabéticos, idosos, crianças, adolescentes, planejamento familiar, acompanhamento da tuberculose e hanseníase. A USF funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h”, afirnou o superintendente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Hadson Namour.
Ao lado de vereadores, autoridades e representantes do município, o gestor da Secretaria de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro frisou que a ampliação da cobertura está sendo executada prioritariamente com humanização. “Além da saúde da família, estamos ampliando também a Farmácia Viva e a educação em saúde”, pontuou.
Com sete consultórios, na USF do Tarumã serão ofertados exames preventivos ginecológicos, inalações, administração de medicamentos, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; triagem pré-natal e neonatal, e fornecimento de medicação básica. 
A dona de casa Maria Auxiliadora, mãe de três crianças, disse que a unidade é um sonho que se tornou realidade. “Agora não vou precisar ir para longe. Tem médico pertinho de casa”, comemorou.